
Ouça este conteúdo
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou na noite desta quinta-feira (22) que o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), será o candidato a vice-governador na chapa em buscará mais quatro anos de mandato nas eleições de outubro.
“O Adriano é um gestor jovem, competente, experiente e trabalhador. Não é por acaso que foi eleito e reeleito com quase 80% dos votos da população de Joinville”, afirmou Mello em vídeo gravado ao lado de Silva e divulgado nesta quinta-feira.
Prefeito da maior cidade catarinense, Adriano Silva confirmou que deixará o cargo, conforme determina a legislação eleitoral, para assumir a vaga de vice na chapa pela reeleição de Mello. Principal polo industrial de Santa Catarina, Joinville tem uma população estimada em cerca de 650 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Farei isso com serenidade, planejamento e, claro, com dor no coração. [...] Essa não é uma decisão pessoal. É uma oportunidade de trabalhar ainda mais, agora em escala estadual”, declarou o prefeito do Novo, que deverá se desincompatibilizar do cargo até o início de abril.
À frente do governo do estado mais conservador do país, Mello avalia que Santa Catarina sai na frente ao unir as “forças da direita” nas eleições deste ano. Outros nomes chegaram a ser cotados para a vaga de vice, entre eles o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), e o deputado estadual Antídio Lunelli, ex-prefeito de Jaraguá do Sul.
Quem é Adriano Silva, pré-candidato a vice-governador nas eleições em Santa Catarina
Reeleito no primeiro turno das eleições de 2024 com 78,69% dos votos válidos, Adriano Silva, 47 anos, foi o prefeito com a maior taxa de aprovação entre os eleitores das grandes cidades do Sul do Brasil. À frente de Joinville, a maior cidade de Santa Catarina e a terceira da Região Sul, ele representa uma nova geração de gestores públicos com trajetória empresarial e formação técnica em administração pública.
Graduado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especializado em marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Silva ingressou na política em 2020, quando disputou pela primeira vez uma eleição majoritária. Naquele ano, venceu o segundo turno e assumiu o comando do município.
Antes da vida pública, construiu carreira no setor privado, onde ocupou os cargos de gerente, diretor e presidente na empresa da família, a Catarinense Pharma. Também foi vice-presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij) e integrou a formação do Renova BR, escola de liderança política.








