
Ouça este conteúdo
A desistência do deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) de concorrer ao Senado Federal repercutiu entre políticos dos campos da direita e da esquerda. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e dos outrora rivais André do Prado (PL) e Guilherme Derrite (PP).
Pesquisa divulgada na quinta-feira (24) pelo Instituto Datafolha apontava Salles em quinto lugar no cenário estimulado, com 4% das intenções de voto. A pesquisa nº SP-03730/2026 ouviu 1610 pessoas entre os dias 22 e 23 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Marina Silva (Rede), com 15%, Simone Tebet (PSB), com 14%, André do Prado, com 12%, e Guilherme Derrite, com 12%, apareciam empatados tecnicamente.
Enquanto no campo da direita a atitude foi vista como generosa, a adversária e líder em pesquisas de intenção de voto Marina Silva (Rede) classificou a desistência como “desrespeito com os eleitores”.
“Esse é um tempo difícil que exige coerência para dizer, em atitudes práticas, que não vale tudo para ganhar uma eleição”, disse Marina no X.
A ex-ministra Simone Tebet, apontada como vice-líder nas intenções de voto, disse que Salles “aderiu ao centrão”. "A única candidatura realmente do centro sou eu", afirmou Tebet à Folha de S.Paulo.
A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) aproveitou para relembrar momentos em que se opôs a Salles. “Lembram quando expus todos os crimes do pior Ministro do Meio Ambiente quando ele tentava criminalizar o MST?”, escreveu ela na legenda de um vídeo do Congresso Nacional.
Aliados exaltam Salles
Já na direita, Salles foi elogiado pela atitude considerada generosa. O primeiro apoio veio do próprio governador de São Paulo, que chamou o ato de “gesto de grandeza em nome de um projeto maior”.
“Obrigado, Ricardo, por esse gesto e pela defesa da união do nosso campo político nesta reta final”, escreveu ele no X.
Os até então adversários também agradeceram. “Parabenizo o gesto de grandeza do Ricardo Salles pela decisão anunciada de retirar sua candidatura ao Senado. Agora, a campanha segue com André do Prado e Guilherme Derrite como nomes da direita para as duas vagas de São Paulo”, escreveu André do Prado.
“Agora é hora de união pelo futuro do Brasil. E isso passa fundamentalmente pelo Senado Federal”, declarou Derrite.




