Publicidade
Resultado eleições 2026

Vicentinho Júnior, do PSDB, é eleito governador do Tocantins no 2º turno 

resultado eleições 2026 segundo turno governador Tocantins
Eleitores do Tocantins e de outras cinco unidades da federação também votaram para governador neste domingo (25), dia do segundo turno das eleições 2026. (Foto: Infografia/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

Apuração em andamento

Vicentinho Júnior (PSDB) foi eleito governador do Tocantins neste domingo (25). Com 85,06% das urnas apuradas, o deputado federal obteve 63,99% dos votos válidos no segundo turno, contra 36,01% da candidata do União Brasil, Professora Dorinha, conforme divulgação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Até o momento, Vicentinho Júnior registra aproximadamente 484 mil votos, enquanto que Professora Dorinha fez cerca de 271 mil.

Como evoluíram as intenções de voto a governador do Tocantins

Dorinha e Vicentinho protagonizaram uma das disputas mais acirradas nas eleições 2026. Na véspera do segundo turno, sondagem do instituto Paraná Pesquisas mostrava Vicentinho com 59% e Professora Dorinha com 41% dos votos válidos.

Já na sondagem publicada na véspera do primeiro turno (3 de outubro), Dorinha aparecia com 46,4% das intenções de votos válidos e Vicentinho registrava 39,4%, com margem de erro de 2,6 pontos percentuais. A votação de primeiro turno, no dia seguinte, fechou com Professora Dorinha tendo recebido nas urnas 45,52% dos votos válidos; Vicentinho, 43,94%.

Dorinha fortaleceu base política  

Ao longo do segundo turno, Dorinha ampliou sua rede de alianças, especialmente de nomes da direita nacional. Ela recebeu o apoio do candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) e das duas senadoras eleitas pelo PL no Distrito Federal — a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e a deputada federal Bia Kicis.

Dorinha também contou com a chancela da senadora Tereza Cristina (PP-MS). No plano estadual, o atual governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos); o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos); a deputada estadual Janad Valcari (PP); o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (União); e o deputado federal eleito Lucas Campelo (Republicanos) apoiaram a candidata do União.

O deputado federal reeleito Filipe Martins (PL-TO) também é aliado de Dorinha. Ela ainda angariou o apoio de uma ampla frente evangélica, incluindo o pastor Silas Malafaia.

No estado, a Assembleia de Deus de Madureira e a Convenção Interestadual das Assembleias de Deus do Seta (Ciadseta-TO) também endossaram a candidatura, entre outras lideranças religiosas. A adesão dos líderes evangélicos à campanha de Dorinha veio após Eli Borges (Republicanos), que concorreu ao Senado pela chapa da senadora, ter declarado apoio a Vicentinho no segundo turno. Apesar de não ter sido eleito, Borges teve 271 mil votos e tem uma forte relação com lideranças religiosas no estado.  

Eleita senadora pelo Tocantins em 2022, Dorinha atuou no Executivo estadual, como secretária de Educação e Cultura entre 1998 e 2009. Ela ingressou no Legislativo em 2010, quando se elegeu deputada federal, sendo reeleita para outros dois mandatos consecutivos.  

No segundo turno, a campanha de Dorinha passou a ser coordenada pelo senador reeleito Eduardo Gomes (PL-TO). O foco foi redirecionado para as redes sociais, cidades do interior do estado e o corpo a corpo nas ruas.  

Vicentinho Júnior ganhou espaço na reta final  

No segundo turno, Vicentinho trouxe para sua campanha candidatos não eleitos que haviam apoiado Dorinha no primeiro turno. Além de Eli Borges migraram para a campanha do candidato do PSDB o ex-prefeito de Araguaína e candidato ao Senado Ronaldo Dimas (Pode) e o filho dele, o deputado federal Tiago Dimas (Pode). 

O vice-governador do estado, Laurez Moreira (PSB), que ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo de Tocantins, se somou à campanha de Vicentinho. A chapa do PSDB elegeu ao Senado o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), que segue como aliado de Vicentinho, assim como Du Pereira, que concorreu ao governo do estado pelo Democracia Cristã (DC), mas não chegou ao segundo turno.  

Vicentinho Júnior é deputado federal pelo Tocantins desde 2015 e exerceu três mandatos. Na Câmara, ele atuou em comissões ligadas à agricultura, aos transportes, à segurança pública e à infraestrutura.  

Ele também teve uma breve passagem pelo Executivo estadual. Em 2024, assumiu a Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas do Tocantins, retornando posteriormente ao mandato parlamentar.  

Vicentinho trocou o PP pelo PSDB em 2026 para disputar o governo estadual. A chegada ao segundo turno no estado foi considerada uma vitória por sua campanha, já que o governador do estado apoia Dorinha.  

A campanha de Vicentinho também passou por ajustes no segundo turno, focando em angariar apoios de várias frentes. Destacou-se a busca por eleitores que haviam buscado outros candidatos no primeiro turno ou que estavam indecisos, que votaram em branco ou anularam o voto. A estratégia também visou ampliar o foco nas redes sociais.  

Metodologia das pesquisas citadas:

  • 1.500 entrevistados pelo Paraná Pesquisas de 18 a 23 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2,5 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº TO-02968/2026.
  • 1.504 entrevistados pelo Paraná Pesquisas de 29 de setembro a 1º de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2,6 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº TO-02116/2026.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.