O deputado federal Junior Bozzella.
O deputado federal Junior Bozzella.| Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados.

O vice-presidente nacional do União Brasil, o deputado federal Junior Bozzella, defendeu na noite desta sexta-feira (1º) o ex-juiz Sergio Moro, recém-filiado que enfrenta resistência de alas do partidos. Bozzella desautorizou uma nota divulgada mais cedo pelo deputado Alexandre Leite (SP), que ameaçou impugnar a filiação do ex-juiz, caso ele insista em disputar o Planalto.

"Nenhum membro da diretoria, isoladamente, está autorizado a falar pelo União Brasil de São Paulo… A filiação de Sérgio Moro foi realizada em Brasília pelo Presidente nacional, Luciano Bivar, que é a autoridade máxima do partido, até que haja uma convocação dos órgãos nacionais colegiados. Nenhum membro de São Paulo pode desautorizar o Presidente nacional!!! Isso é regra básica da hierarquia partidária!!!", diz Bozzella em nota.

Após anunciar que havia desistido, "neste momento", da candidatura à presidência da República, o ex-juiz Sergio Moro afirmou nesta tarde que não desistiu de nada. A declaração fez com que uma ala do União Brasil, liderada pelo secretário-geral do partido e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, anunciasse um pedido de impugnação da filiação de Moro. Logo após esse anúncio, Leite também divulgou um comunicado reforçando que o entendimento era de que Moro entrou no partido para uma candidatura por São Paulo

"O fato de uma ala do partido não querer a candidatura presidencial de Sérgio Moro não é motivo para impugnar sua filiação. Filiação não se confunde com escolha de candidatos. Isso é o básico da legislação eleitoral. As candidaturas nacionais, como diz a lei, são definidas na convenção nacional do União Brasil, órgão colegiado e
soberano nas suas decisões", afirmou Bozzella.

Ele disse ainda que "desautorizar sem motivos um ato de filiação, realizado pelo Presidente nacional, configura infração ética, passível de representação disciplinar, nos termos estatutários".