O candidato à Presidência da Republica, Ciro Gomes (PDT).
O candidato à Presidência da Republica, Ciro Gomes (PDT).| Foto: José Cruz/Agência Brasil.

Ciro Gomes, candidato à Presidência da República pelo PDT, afirmou que o programa de renda mínima proposto em seu plano de governo poderia pagar, em média, R$ 1 mil por família. A afirmação foi feita na quarta-feira (10), em Brasília, durante evento na Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal do Brasil (Anfip).

De acordo com o candidato, o chamado “Programa Eduardo Suplicy”, que homenageia o vereador do PT de São Paulo, englobaria o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o seguro-desemprego e a aposentadoria rural. O orçamento previsto seria de cerca de R$ 170 bilhões por ano.

Além do remanejamento dos recursos dos programas já existentes, caso seja eleito, Ciro Gomes também pretende criar um imposto sobre grandes fortunas para ajudar a custear o “Programa Eduardo Suplicy”. A alíquota ficaria entre de 0,5% a 1,5%.

O pedetista também apresentou uma proposta para recriar o imposto sobre lucros e dividendos. Segundo ele, a carga tributária no país iria aumentar, mas isso seria compensado pela redução de impostos para os brasileiros mais pobres e também daqueles que incidem sobre o consumo.