Como justificar o voto?
Como justificar o voto? O primeiro turno das eleições 2020 está se aproximando e, com isso, crescem as dúvidas sobre assuntos relacionados ao pleito.| Foto: Reprodução/TRE-SP

A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título e também no site da Justiça Eleitoral. O passo a passo para justificar a ausência pelo e-Título é o seguinte: baixe o aplicativo no Google Play ou App Store; faça o cadastro necessário; selecione “mais opções” e em seguida “justificativa de ausência”. O eleitor deve fazer uma justificativa para cada dia de votação em que não compareceu. No aplicativo, é possível acessar o Sistema Justifica, preencher os campos e anexar arquivos para justificar a ausência. Se estiver fora do domicílio eleitoral, o Sistema Justifica poderá utilizar o georreferenciamento do celular para atestar a ausência, mas esse método só poderá ser usado no dia e horário da votação.

Se o eleitor não conseguir utilizar o aplicativo, deverá comparecer presencialmente a qualquer zona eleitoral.  Para a justificativa presencial é necessário levar um documento oficial com foto, como RG ou carteira nacional de habilitação; o número do título de eleitor e o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) impresso e preenchido.

Esse formulário pode ser baixado no Portal do TSE na internet. Caso não consiga imprimir o formulário, ele estará disponível nos locais de votação ou de justificativa. O eleitor deve entregar esses documentos ao mesário da seção eleitoral e concluir o registro da justificativa. Lembrando que, no pleito de 2020, a orientação é de que o eleitor que não puder votar dê preferência à justificativa pela internet, por conta da pandemia da Covid-19.