dinheiro a receber
Os economistas Edmar Bacha, Pedro Malan, Armínio Fraga e Persio Arida declararam voto no ex-presidente Lula (PT) no segundo turno das eleições.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Os economistas Edmar Bacha, Pedro Malan, Armínio Fraga e Persio Arida, criadores do Plano Real, declararam voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições. Antes da manifestação conjunta, Fraga anunciou que votaria no petista nesta quarta (5). "Votaremos em Lula no 2º turno; nossa expectativa é de condução responsável da economia", disseram os quatro economistas em nota conjunta divulgada nesta quinta-feira (6).

"Vou votar no Lula não só pelos erros do governo Bolsonaro, mas porque estou preocupado com a democracia brasileira", disse Arida, ex-presidente do BNDES, nesta quinta (5). "Nós estamos aqui falando de riscos para nossa democracia, que na minha leitura aumentaram depois dos resultados de domingo. E é essencialmente isso. Não há como colocar isso de uma maneira diferente", afirmou Armínio Fraga em entrevista à GloboNews.

"Nós estamos observando movimentos autocráticos mundo afora. São situações em que a deterioração da qualidade da democracia ocorre gradualmente. O povo continua votando, mas as coisas vão perdendo a sua qualidade, vão perdendo a sua força. Isso é relevante porque, na esteira disso, vêm fracassos retumbantes na economia também", completou.