ministro - defesa - paulo sérgio - urnas - sistema - votação - tse
O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.| Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil.

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, pediu nesta quarta-feira (15) a realização de uma reunião entre técnicos das Forças Armadas e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ofício foi encaminhado ao presidente da Corte eleitoral, ministro Edson Fachin. Segundo o general, o objetivo do encontro é “dirimir eventuais divergências técnicas” e “discutir as propostas apresentadas pelas Forças Armadas” ao TSE.

Na semana passada, Nogueira cobrou Fachin sobre sugestões apresentadas pelas Forças Armadas para o processo eleitoral. O presidente do TSE agradeceu pelas “contribuições” e reafirmou que as entidades fiscalizadoras, como as Forças Armadas, OAB, entre outras, poderão participar de todas as fases de auditoria dos softwares e equipamentos usados no processo eleitoral. No entanto, Fachin não respondeu a pedidos mais específicos feitos pelo ministro da Defesa.

No ofício desta quarta, o general afirma que a reunião é necessária “para que se possa dar concretude ao diálogo proposto” pelo TSE. Nogueira reforça que o Ministério da Defesa “não apresentou propostas técnicas a esse Tribunal, tendo somente reiterado as propostas das Forças Armadas, elaboradas no âmbito da CTE, entendidas como essenciais para fortalecer a segurança, a transparência, a confiabilidade e a auditabilidade do processo eleitoral”.