O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.| Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou nesta terça-feira (17) que a Corte pretende convidar mais de 100 observadores internacionais para acompanhar as eleições de 2022. O ministro anunciou também a criação de uma rede para garantir a vinda ao Brasil de observadores da União Europeia durante o processo eleitoral. "Nossa meta é ter mais de 100 observadores internacionais durante o processo eleitoral no Brasil", disse Fachin.

A declaração foi feita durante a abertura da palestra sobre democracia e eleições na América Latina, do professor Daniel Zovatto, diretor para a América Latina e Caribe do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Idea Internacional). O presidente do TSE afirmou que foram convidados a acompanhar as eleições no Brasil: Organização dos Estados Americanos (OEA); Parlamento do Mercosul; Rede Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); União Interamericana de Organismos Eleitorais (UNIORE); Centro Carter; Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES); e Rede Mundial de Justiça Eleitoral.

Segundo o ministro, a iniciativa pretende "garantir a vinda ao Brasil, antes e durante as eleições, não apenas dos organismos que já mencionamos, mas de diversas autoridades europeias e de outros continentes que tenham interesse em acompanhar de perto o processo eleitoral brasileiro de outubro próximo".

"O mundo observa com atenção o processo eleitoral brasileiro. Somos hoje uma vitrine para os analistas internacionais e cabe à sociedade brasileira garantir que levemos aos nossos vizinhos uma mensagem de estabilidade, paz, segurança e de que o Brasil não mais aquece aventuras autoritárias", disse Fachin.