Lula economia
Manifesto intitulado “Movimento dos Economistas pela Democracia e Contra a Barbárie” reuniu 1.142 signatários em apoio ao ex-presidente Lula.| Foto: Fernando Bizerra/EFE

A “Associação Brasileira de Economistas pela Democracia” lançou nesta terça-feira (14) um manifesto em defesa da candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República. O documento de 27 páginas intitulado “Movimento dos Economistas pela Democracia e Contra a Barbárie” reuniu 1.142 signatários que, dentre outras críticas ao governo federal, se posicionam contra as reformas trabalhista e previdenciária, pregam o fim do teto de gastos e pedem a reestatização da Eletrobras, propostas semelhantes às apresentadas pelo petista.

O manifesto é assinado por nomes como Luiz Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro da Fazenda do governo de José Sarney em 1987 e criador do “Plano Bresser”, Luiz Gonzaga Belluzzo, professor da Unicamp e Otaviano Canuto. A lista também conta com a assinatura de nomes que passaram pelos governos do PT, como José Sérgio Gabrielli (ex-presidente da Petrobras) e Márcio Pochman (ex-presidente do Ipea) e Ricardo Berzoini (ex-ministro da Previdência Social).

“Nós economistas, que subscrevemos este manifesto, temos clareza de que o retorno do Brasil a uma trajetória de progresso civilizatório passa, necessariamente, pela eleição da chapa Lula-Alckmin no primeiro turno das eleições gerais. Também é fundamental votarmos para governadores, senadores e deputados federais e estaduais que se oponham firmemente ao governo de Jair Bolsonaro e estejam alinhados com a defesa permanente da democracia, do Estado de Direito e da Constituição Federal de 1988”, afirmam os signatários.