TSE
A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura também defendeu o processo eleitoral brasileiro no manifesto.| Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura divulgou nesta quarta-feira (3) uma carta em defesa da democracia e do processo eleitoral brasileiro. A entidade reúne empresas ligadas ao agronegócio, como a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), a BRF, a Marfrig Global Foods e a JBS. "Ressaltamos que o processo eleitoral é inquestionável e imprescindível para toda e qualquer discussão que vise à prosperidade do país. Sem democracia não há desenvolvimento e sustentabilidade. Sem sustentabilidade não há futuro possível", diz a carta.

Também fazem parte da coalizão bancos, escritórios de advocacia e organizações da sociedade civil, informou o Poder360. O manifesto não cita o presidente Jair Bolsonaro (PL), que vem fazendo uma série de questionamentos ao sistema eleitoral. Outros manifestos pela democracia foram lançados nos últimos dias como o da Faculdade de Direito da USP e o da Fiesp.

"Nos últimos 37 anos, o Brasil dedicou-se a edificar um regime cidadão, de instituições sólidas e calcado no respeito à lei e no equilíbrio de direitos e deveres. Em seu alicerce está eleições limpas, onde se manifesta a vontade popular", dizem as entidades que subscrevem a carta.

Segundo a coalizão, o documento será enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a alguns ministérios, a integrantes do Congresso, embaixadas, bancos e instituições de desenvolvimento. A entidade é formada por 336 representantes de empresas, do agronegócio, do setor financeiro, da sociedade civil e da academia.

Entres os signatários da carta estão: Associação Brasileira do Agronegócio (Abag); Bayer; Bradesco; BRF; BTG Pactual; Carrefour; Eldorado Brasil Celulose S/A; Gerdau; Grupo Boticário; Itaú Unibanco; JBS; Klabin; Marfrig Global Foods; Natura; Nestlé; Santander; Suzano; Unilever; e Vale.