Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2022

Após cassação, Justiça Eleitoral autoriza deputado Neri Geller a disputar Senado

O candidato ao Senado Neri Geller (PP-MT). (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) aceitou o registro de candidatura do deputado federal Neri Geller (PP-MT) ao Senado nas eleições deste ano. O Pleno do TRE-MT decidiu pelo deferimento da candidatura e improcedência da impugnação nesta segunda-feira (12), por quatro votos a três.

No fim de agosto, Geller teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico nas eleições de 2018. Após a cassação pelo TSE, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao TRE a rejeição do registro da candidatura e o parlamentar teve os recursos de financiamento suspensos.

No entanto, no domingo, o ministro do TSE Raul Araújo garantiu a Geller o acesso a recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral para sua campanha, informou o jornal O Globo. Araújo considerou que o deputado deveria ter acesso aos recursos enquanto sua candidatura não era analisada. Nesta segunda, o TRE de Mato Grosso concluiu o julgamento em que aceitou o pedido de registro de candidatura.

O parlamentar é aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no setor do agronegócio. Em 2014, ele foi ministro da Agricultura no governo de Dilma Rousseff (PT).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.