Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Na convenção

Kassab vai propor neutralidade do PSD na eleição após almoço de Lula com Pacheco

kassab PSD
Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, descartou aliança do partido na eleição presidencial deste ano (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmou nesta quinta-feira (14) que levará à convenção nacional a proposta de o partido adotar a neutralidade na eleição presidencial deste ano. O posicionamento ocorre um dia após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma comitiva do PT para um almoço, em Brasília. No encontro, Lula teria expressado o desejo de contar com o apoio do PSD já no primeiro turno do pleito.

Em carta aberta aos correligionários no Twitter, Kassab disse que “ao longo de meses e com a atuação de diversas lideranças, buscou o desenvolvimento de uma candidatura própria” do partido. Inicialmente, o escolhido foi o próprio Pacheco, que deixou o antigo DEM e se filiou ao PSD com essa finalidade. Ao longo do processo, porém, Pacheco “se convenceu da importância de sua presença à frente da presidência do Senado ao longo do processo eleitoral”, a fim de “garantir a estabilidade institucional do Brasil”, relatou Kassab.

O presidente do partido disse que então que iniciou uma consulta nacional com dirigentes, líderes e parlamentares do PSD de todo o país que agora “está concluída”. “A constatação é que não temos unidade para caminhar coligados com um candidato de outro partido”, explicou. “Diante dos fatos apresentados, encaminho como proposta para nossa Convenção Nacional que o Partido Social Democrático adote a neutralidade nesta eleição presidencial”, encerrou, afirmando que em momento oportuno irá compartilhar a preferência pessoal dele nas eleições de outubro.

O PSD ainda não definiu a data para realização da convenção, que deve ocorrer, de acordo com o calendário eleitoral deste ano, entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.