Lula citou a necessidade de aumentar a capacidade de refino no país.
Lula citou a necessidade de aumentar a capacidade de refino no país.| Foto: Ricardo Stuckert/PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (17) que pretende "abrasileirar" o preço da gasolina se for eleito para um novo mandato como presidente da República. Hoje, o valor do combustível é calculado em dólar e o petróleo segue a cotação internacional. "Eu sei que o mercado fica nervoso quando eu falo, mas eu quero que eles pensem o seguinte: nós vamos abrasileirar o preço da gasolina. O preço vai ser brasileiro, porque os investimentos são feitos em reais. A gente vai tirar gasolina, vai aumentar a capacidade de refino", disse o ex-presidente durante entrevista à rádio Progresso, de Cariri (CE).

"Nós temos que fazer mais refinarias, porque hoje as nossas refinarias foram vendidas, estão algumas para ser privatizadas. O Brasil está refinando 25% de gasolina a menos", ressaltou o petista. Em 2021, a gasolina acumulou alta de 47,49% e impacta a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que atingiu 10,06%. Lula afirmou que “não tem nenhum sentido” o Brasil adotar cotação internacional para definir o preço dos combustíveis internamente.

"Se o Brasil tivesse que importar petróleo, tudo bem que a gente está importando a preço internacional. O que esses malandros fizeram? Esses malandros estão destruindo a Petrobras, fatia por fatia. Na hora que eles privatizaram a BR [Distribuidora], apareceram nesse país 432 empresas que estão importando gasolina dos Estados Unidos, importando a preço do dólar. E aí o preço é internacional. Aí quem paga é o nosso companheiro com o carro, que tem um caminhão, são os caminheiros brasileiros, são os pobres que têm um carro", disse o ex-presidente.