Lula durante encontro com idosos nesta quinta-feira (22), em São Paulo.
Lula durante encontro com idosos nesta quinta-feira (22), em São Paulo.| Foto: Ricardo Stuckert/PT.

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira (22) que, se eleito, vai recriar o Ministério da Previdência Social. O ex-presidente fez a declaração durante um encontro com idosos, em São Paulo. "Nós vamos recriar o Ministério da Previdência Social", disse ao discursar. Lula já falou em implementar ou recriar outras pastas. Atualmente, o Ministério da Previdência está sob o guarda-chuva da pasta do Trabalho.

"Vamos construir uma Previdência humanizada", afirmou Lula no Twitter. O petista ressaltou que é preciso oferecer o serviço de cuidado a idosos de forma gratuita. "Tem uma profissão que está surgindo com força que são os cuidadores. Nós vamos ter que formar muita gente e temos que transformar isso em um serviço público", disse.

Segundo Lula, é necessário ainda adaptar os serviços de saúde para atender as pessoas idosas em suas especificidades. Para financiar essas e outras políticas, ele defendeu mudanças na estrutura tributária e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). "E por isso a gente fala tanto em uma nova política tributária, em uma reforma tributária. A gente fala do fortalecimento do SUS. Porque se a pessoa tiver que pagar um cuidador, a pessoa morre porque não pode pagar, o que ele ganha não permite que ele pague", destacou.

Medicamentos também devem, segundo o candidato, ser oferecidos de maneira gratuita, especialmente para as pessoas com poucas condições financeiras. "Aquilo que a gente toma de forma contínua tem que ser dado de graça para as pessoas. Porque para uma pessoa que ganha R$ 1,5 mil, ter que gastar R$ 400 com remédio, acabou", disse. Com informações da Agência Brasil.