Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estratégia eleitoral

Lula pede que candidatos do PT critiquem gestão de Bolsonaro na pandemia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Ricardo Stuckert/ nstituto Lula)

Ouça este conteúdo

Em reunião com integrantes do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT nesta sexta-feira (6), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu à direção do partido que oriente os candidatos petistas a apontar as falhas do presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia do novo coronavírus e na geração de empregos. "Não estamos aí só para disputar a eleição. Temos que fazer oposição", disse Lula, segundo relato de participantes da reunião.O objetivo do ex-presidente, de acordo com aliados, é impor uma grande derrota a Bolsonaro nas eleições municipais deste ano e enfraquecê-lo para a disputa presidencial de 2022.

Alguns integrantes do GTE lembraram que fazer oposição a Bolsonaro era o objetivo principal da estratégia petista desde o início. Por ordem de Lula, o PT sacrificou a possibilidade de alianças e lançou um número recorde de candidatos próprios em capitais, 21, 14 deles isolados em chapas puras e com poucas chances de vitória. A estratégia provocou críticas de outros líderes da oposição que esperavam de Lula e do PT uma atitude aberta à criação de uma frente de esquerda em 2022.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.