improbidade
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou nesta quinta-feira (22) que a Corte "avalia" a proposta de fechar clubes de tiro no dia das eleições. A sugestão foi apresentada na última terça (20) por delegados que integram o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, informou o jornal O Globo.

"O Poder Judiciário se preparou para isso, os nossos núcleos de inteligência estão preparados, então eu quero garantir que não só desses 10 dias que faltam para o primeiro turno, mas depois, que teremos eleições tranquilas, eleições seguras", disse Moraes na sessão desta quinta.

Em agosto, o TSE proibiu o porte de armas no raio de 100 metros dos locais de votação. No entanto, as forças de segurança ainda se preocupam com a autorização de transporte de armas até clubes de tiro pelos CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores). Os delegados sugeriram o fechamento destes locais durante todo o dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno da eleição.

O presidente da Corte eleitoral ressaltou que a segurança dos eleitores foi tema de uma série de reuniões com representantes da Procuradoria-Geral da República (PGR), das Polícias Militares, das Polícias Civis e da Polícia Federal.

"[Tivemos essas reuniões] justamente para garantir a segurança do eleitor, para que o eleitor não possa ser ameaçado, induzido, e qualquer ameaça ao eleitor, e qualquer ameaça à classe artística será investigada, e a justiça fará com que os responsáveis respondam por esses atos", disse o ministro.