O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, se cumprimentam durante posse de novos ministros do Superior Tribunal do Trabalho (TST), em Brasília.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro Alexandre de Moraes.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski foram nesta quarta-feira (10) ao Palácio do Planalto para entregar ao presidente Jair Bolsonaro (PL) o convite da cerimônia de posse dos dois no comando Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No dia 16 de agosto, Moraes assumirá a presidência da Corte e Lewandowski será o vice. A iniciativa de ir pessoalmente ao Planalto teria partido de Moraes após ficar sabendo que Bolsonaro gostaria de comparecer ao evento, informou o jornal O Globo.

Moraes vai comandar a corte eleitoral durante as eleições deste ano. Nesta quarta, ele foi sorteado como o relator do pedido de registro da candidatura de Bolsonaro (PL) à Corte eleitoral. Recentemente, o presidente fez uma série de críticas aos ministros do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive a Moraes.

Além dos dois ministros, o ex-advogado-geral da União na gestão Bolsonaro José Levy também foi ao Planalto. Levy será secretário-geral do TSE durante a presidência de Moraes. O chefe do Executivo não compareceu à cerimônia de posse do atual presidente do TSE, ministro Edson Fachin, em fevereiro deste ano. Na época, o mandatário enviou um ofício afirmando que não seria possível participar devido a "compromissos preestabelecidos".