Sergio Moro
O ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro.| Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

O ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro terá que dar explicações sobre a troca de domicílio eleitoral para a cidade de São Paulo; ele foi intimado a justificar a mudança em um prazo de dez dias, estabelecido pelo juiz Dimitrios Zarvos Varellis, do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-SP).

A medida responde a uma ação movida pelo PT que tenta cancelar a transferência do título de Moro para a cidade. Segundo os autores da ação - o diretório municipal do partido e o deputado federal petista Alexandre Padilha - o ex-juiz não teria vínculo com São Paulo. A argumentação é similar àquela que baseia notícia-crime apresentada pela Procuradoria Regional Eleitoral de SP e fala em fraude e inserção de informação falsa no cadastro eleitoral.

Moro transferiu o seu domicílio eleitoral para São Paulo em março, quando trocou o Podemos pelo União Brasil.

Em nota, Sergio Moro defendeu que a transferência ocorreu no prazo legal "como permite a legislação eleitoral e é direito de qualquer cidadão". O ex-juiz ainda afirmou que reside e tem diversos laços com São Paulo e que o PT "tem medo de perder nas urnas" e "recorre a chicanas eleitorais". "Apresentarei minha defesa aguardando que a decisão siga o entendimento predominante da justiça eleitoral há décadas", completou.