Sergio Moro
Moro passará a semana na Alemanha para encontros com lideranças políticas e empresariais. Pautas incluem temas como agropecuária, tratados comerciais, guerra, meio ambiente e coalizão de governo no modelo alemão.| Foto: Sérgio Lima/Podemos

O pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos) chega à Alemanha nesta segunda-feira (21) para realizar uma série de encontros com lideranças políticas e empresariais ao longo da semana. Em suas redes sociais, o ex-juiz afirmou que as pautas incluem temas como agropecuária, tratados comerciais, guerra, meio ambiente e coalizão de governo no modelo alemão. Na tarde de hoje Moro deve se reunir com especialistas em digitalização e indústria 4.0. Em seguida o ex-juiz participará de um jantar promovido pelo Conselho de Economia Internacional da Alemanha - IWR e pelo Business Club Hamburg BHC com a presença de empresários e políticos locais.

Na terça, Moro participará de uma reunião com diretórios e membros da BVMW, a maior associação de representação de interesses da Alemanha e porta-voz das pequenas e médias empresas (SME) do país. Em seguida ele terá um almoço com representantes da Fundação Atlantik Brücke e visitará uma das maiores companhias de transporte e logística marinhos do mundo, onde se encontrará com o ministro de Economia e Inovação de Hamburgo e o presidente da Associação Portuária de Hamburgo. Durante a noite, Moro dará uma palestra sobre o tema "Fortalecimento de Instituições como instrumento para construir uma economia no Brasil sólida e uma democracia desenvolvida" na Associação Latino Americana LAV.

Na quarta-feira, já em Berlim, o ex-juiz terá uma reunião com o presidente do parlamento alemão e lideranças políticas e partidárias locais. Durante a tarde está programado um encontro com representantes comerciais de governos de países do Oriente Médio da Associação Comercial Teuto-Árabe e parlamentares alemães, alguns deles ex-ministros durante o governo de Angela Merkel, ex-chancelar da Alemanha. Na agenda também está programada uma série de entrevista para veículos de comunicação locais. Em seguida, Moro participará de um jantar na Confederação Nacional da Indústria Alemã.

Moro prosseguirá a agenda na quinta-feira, ainda em Berlim, onde terá uma reunião com embaixadores e secretários do Ministério de Relações Exteriores da Alemanha. Na parte de tarde haverá um encontro informal com chefes de escritórios de representação política de corporações, indústrias, associações e mídia organizado por BGA - Berlin Global Advisors.

Moro deve retornar ao Brasil na noite de sexta-feira, após passar o dia em encontro com lideranças políticas e realizar entrevistas com outros veículos de mídia locais. A agenda externa do ex-juiz ocorre após viagens internacionais recentes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL). Moro planeja ainda uma viagem aos Estados Unidos em abril para dar palestras em universidades.