Partido Novo Lula Bolsonaro
Felipe d’Avila concorreu à Presidência pelo Novo com a promessa de furar a polarização entre Lula e Bolsonaro.| Foto: divulgação/Novo

Com apenas um governador eleito no país e três deputados federais, o Novo lamentou o resultado das eleições deste ano. Em uma nota à imprensa na tarde desta segunda (3), o partido afirmou que a polarização eleitoral entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a responsável pelo baixo desempenho nos estados.

“Infelizmente, aqueles que tentaram construir uma alternativa sofreram as consequências de um país dividido. [...] Desde o surgimento da nossa instituição, sempre soubemos que não seria fácil e que nosso trabalho é de longo prazo. Em um país com raízes tão fortes na visão de um Estado intervencionista, inchado e paternalista, defender a liberdade e políticas que realmente coloquem o cidadão em primeiro lugar é uma missão especialmente difícil”, disse.

O partido venceu a disputa apenas em Minas Gerais, com a reeleição de Romeu Zema ao governo do estado. Já na eleição presidencial, Felipe d’Avila teve 0,47% dos votos, terminando em sexto lugar. Ele afirmou, ao longo da campanha, que fará oposição a quem se eleger no dia 30 de outubro.

Para o Congresso, o Novo elegeu apenas três deputados federais, contra oito da atual legislatura. “Nosso desempenho nas eleições legislativas foi abaixo do esperado, mas não iremos desistir. Serão quatro anos de reconstrução, passando pela consolidação das nossas bases nas eleições municipais”, completou.