Eleições ocorrerão em outubro
Eleições ocorrerão em outubro| Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

O presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria as eleições presidenciais em primeiro turno se o eleitorado fosse formado apenas por evangélicos. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiria a mesma façanha se o eleitorado fosse formado por católicos.

Os dados são de pesquisa do instituto PoderData divulgada nesta quarta-feira (13) pelo site Poder360. Segundo o levantamento, Bolsonaro registra 53% das intenções de voto na população evangélica, enquanto Lula obtém 47% entre os católicos. Em ambos os casos, as intenções são superiores à soma das intenções obtidas por todos os outros candidatos.

Todos os demais pré-candidatos citados, tanto por evangélicos quanto por católicos, ficam empatados dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Eles são Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), José Maria Eymael (DC) e Léo Péricles (UP).

O PoderData realizou a pesquisa entre 10 e 12 de abril, por telefone. Foram entrevistados 3 mil eleitores, de 322 municípios das 27 unidades da federação. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o BR-00368/2022.