• 11/01/2021 11:28
Eleições 2020

Prazo para justificar ausência de voto no 1º turno termina na quinta (14)

  • 11/01/2021 11:28
  • PorGazeta do Povo
    e-titulo-tse
    Eleitores com a biometria coletada podem votar e justificar portando apenas o e-Título.| Foto: Lineu Filho /Tribuna do Paraná

    O prazo para justificar ausência de voto no primeiro turno das eleições 2020 termina nesta quinta-feira (14). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica - por conta da pandemia da Covid-19 o atendimento presencial está suspenso. O eleitor deve informar na solicitação de justificativa o motivo da ausência e anexar o comprovante que ateste a alegação. Depois da análise da solicitação, o eleitor recebe a o parecer da decisão do juiz eleitoral.

    Se o eleitor tiver o requerimento negado para regularizar a situação terá que pagar a mesma multa de quem perdeu o prazo para a justificativa. O valor da multa pode variar, de acordo com o estipulado pelo juízo de cada zona eleitoral.

    A ausência de voto e justificativa por três turnos consecutivos cancelado o título e gera débito com a Justiça Eleitoral. Entre as penalidades está a proibição de participar de concurso público, participação de concorrência pública, obter empréstimos em determinadas instituições, tirar passaporte, entre outros.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.