O apresentador José Luiz Datena.
O apresentador José Luiz Datena foi convidado pelo presidente do PDT para se filiar ao partido.| Foto:

O presidente do PDT, Carlos Lupi, formalizou nesta quinta-feira (10) um convite ao apresentador José Luiz Datena para se filiar ao partido e ser vice na chapa de Ciro Gomes na disputa pela Presidência da República nas eleições deste ano. Lupi também teria oferecido outras opções ao apresentador, como disputar o Senado ou o governo de São Paulo, informou a CNN Brasil.

Em novembro do ano passado, o apresentador anunciou que deixaria o PSL para se filiar ao PSD, de Gilberto Kassab. Desde então, ele tem sido sondado por diversas outras legendas. Ele mantém conversas com o PSDB e com Tarcísio de Freitas, que deve ingressar no PL para disputar o governo paulista. O apresentador afirmou que deve decidir até a semana que vem.

Em fevereiro, o presidente do Republicanos, o deputado Marcos Pereira, também convidou Datena para concorrer a uma vaga de senador pela legenda. O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a declarar no mês passado que deve apoiar o apresentador na disputa do Senado por São Paulo. "Eu não ia falar, mas eu já conversei com o Datena. Sei que todo mundo tem crítica ao candidato, mas não tem opção. Você tem que ter um nome que vai chegar também", disse o presidente.