O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).| Foto: EFE/Joédson Alves

O Diretório Nacional do PSOL aprovou, neste sábado (30), o apoio do partido à pré-candidatura de Lula (PT) para a presidência da república. O anúncio é mais um passo no movimento iniciado em fevereiro, quando a Executiva Nacional do PSOL aprovou a abertura das negociações com diversos partidos de esquerda, entre eles o PT, no sentido de firmar uma aliança entre as legendas em apoio ao ex-presidente.

“A união da esquerda em torno da candidatura de Lula é sem dúvida a melhor tática para derrotar Bolsonaro. Estamos felizes e esperançosos com essa decisão. Na semana que vem já iniciaremos as conversas para participar do conselho político da campanha e da coordenação do programa de governo”, declarou o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros.

De acordo com Medeiros, o foco do PSOL será a construção de uma campanha comprometida com um programa de esquerda, capaz de superar a crise gerada pelas políticas neoliberais aprofundadas nos últimos anos. “O próximo passo agora será abrir diálogo com a Rede Sustentabilidade para que a nossa federação, fechada neste mês, possa formalmente compor a coligação com o PT”, explicou o dirigente.