PT do Rio de Janeiro decide retirar apoio a Marcelo Freixo para o governo do estado
Resolução de rompimento com Marcelo Freixo será avaliada pelo diretório nacional do PT e pode ser acatada ou rejeitada| Foto: Reprodução Facebook Marcelo Freixo

O diretório do Partido dos Trabalhadores no Rio de Janeiro (PT-RJ) aprovou uma resolução, nesta terça-feira (2), em que retira o apoio à candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do estado. A decisão se dá em meio à pressão dos petistas para que o deputado federal Alessandro Molon (PSB) retire sua candidatura para o Senado, já que o partido almeja lançar o deputado estadual André Ceciliano (PT) para a corrida ao Senado. A decisão do diretório estadual será avaliada pela cúpula nacional do partido e pode ser acatada ou rejeitada.

Em declaração do presidente do PT-RJ, João Maurício de Freitas, ao O Globo, ele afirma que o PSB mantém posição “hegemonista”. “Diante da intransigência do presidente Siqueira, que indicou apoio à candidatura a Molon, vamos seguir defendendo Ceciliano e vamos levar nossa decisão para a direção nacional do partido”.

Apesar disso, a confirmação do rompimento do apoio a Freixo pelo PT Nacional é pouco provável, dado o reiterado apoio manifestado por Lula ao pessebista. Em declaração dada no mês passado, o petista reafirmou o apoio a Freixo. “Queria acabar com rumores. Será que Lula está apoiando o Freixo? Quando se trata de política, a gente tem que escolher com quem quer estar. No Rio eu tenho candidato a governador chamado Marcelo Freixo. Não tenho nada contra ninguém, mas é importante ficar claro para os eleitores que vão votar no Lula que é importante votar no Freixo”, declarou o ex-presidente na época.