A senadora e presidenciável Simone Tebet (MDB-MS).
A senadora e presidenciável Simone Tebet (MDB-MS).| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.

A pré-candidata à Presidência da República pelo MDB, a senadora Simone Tebet (MS), descartou nesta quarta-feira (23) a possibilidade de ser candidata a vice em uma chapa na disputa presidencial. Tebet afirmou que, neste caso, disputará a reeleição ao Senado. A senadora pretende viabilizar sua candidatura em um cenário de valorização da mulher na política. Com isso, ela diz que fará campanha pelo representante da terceira via, mas não aceitará ser vice na chapa presidencial.

"Eu não sou vice. Vou ser a primeira a estar na televisão [para defender o candidato da terceira via] se precisar, mas não quero ser vice pelo que minha candidatura representa. Eu represento, sem querer, algo muito maior do que eu. Sem querer isso veio. Nunca fui feminista de carregar bandeira, mas caiu no meu colo de ser a primeira prefeita da minha cidade, depois reeleita, depois primeira mulher vice-governadora [do MS], cheguei aqui [no Senado] fui a primeira presidente da CCJ, primeira líder do MDB… e daí aceitar de novo as mulheres abrirem mão? Acho que isso tem um simbolismo muito pesado", disse a senadora ao Valor Econômico.

Os partidos MDB, PSDB e União Brasil anunciaram nesta semana que devem definir um presidenciável único até junho. Tebet disse que a única exceção para ser vice seria se comprovassem que sua chapa venceria o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.

"Se eu não tenho viabilidade para ser cabeça de chapa, o que eu vou puxar [de votos] sendo vice? Para eu ser vice só existe uma única possibilidade: se na matemática me provarem, por exemplo, que as pesquisas qualitativas e quantitativas mostram que eu, como vice levo 2% [de votos] e são os 2% necessários para tirar o Bolsonaro do segundo turno. Tem que me provar isso por 'A' mais 'B'. É a chance de tirar o Bolsonaro do segundo turno? Ok, mas do contrário não serei vice, não tenho esse interesse", afirmou.