Michel Temer
O ex-presidente Michel Temer (MDB).| Foto: Marcos Correa/PR.

O ex-presidente Michel Temer (MDB) cumprimentou nesta segunda-feira (31) o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sua vitória no segundo turno das eleições. O petista venceu o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentava a reeleição. Em uma postagem no Twitter, Temer afirmou que “agora é hora de paz, equilíbrio e sensatez”.

“As eleições se processaram democraticamente. Agora é hora de ter paz, equilíbrio e sensatez. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, a quem cumprimento pela vitória eleitoral, fez ontem no seu discurso pregação pela unidade e pacificação do país, o que tenho sustentado ao longo do tempo em obediência à Constituição Federal. Que os brasileiros se unam nesse propósito”, disse o emedebista.

Durante a campanha, Temer se manteve neutro. Ele foi vice-presidente de Dilma Rousseff (PT) de 2015 a 2016 e presidente de 2016 a 2018, após a petista sofrer um impeachment. No último dia 28, Lula chamou Temer de “golpista” no último debate na TV, transmitido pela Rede Globo. Em resposta, o ex-presidente lamentou a “deselegância” da declaração de Lula e disse que “na verdade o que aconteceu no Brasil foi um ‘golpe de sorte’”.