caminhoneiros
O pré-candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).| Foto: Ricardo Botelho/MInfra

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) rejeitou nesta terça-feira (21) uma ação apresentada pelo Psol questionando o domicílio eleitoral do ex-ministro da Infraestrutura e pré-candidato ao governo paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Com a decisão, Tarcísio poderá disputar a eleição pelo estado. O partido afirmou, em nota, que pretende recorrer da decisão.

No início deste mês, o presidente do Psol, Juliano Medeiros, apresentou um pedido na corregedoria do TRE para que o órgão apurasse supostas "irregularidades nas operações do cadastro eleitoral” do ex-ministro.

“Ele [Tarcísio de Freitas] não mora no estado. Se Moro foi impedido de concorrer, é preciso apurar se Tarcísio se encaixa no mesmo caso”, publicou Medeiros em suas redes sociais. No último dia 7, o TRE-SP negou a transferência de domicílio eleitoral do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) do Paraná para São Paulo.

O relator do caso, desembargador Silmar Fernandes, apontou "intempestividade" na ação, pois não foi cumprido o prazo estabelecido pela legislação para a reclamação, informou a Folha de S. Paulo. A equipe do ex-ministro disse, em nota, que a decisão "é mais uma manifestação da legitimidade e conformidade apresentada pelo pré-candidato à justiça".

O ex-ministro nasceu no Rio de Janeiro e atualmente reside em Brasília. No entanto, no início deste ano, Freitas registrou um endereço de São José dos Campos, no interior paulista, que pertence à família de sua cunhada, para realizar a transferência de domicílio eleitoral.