
Ouça este conteúdo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta terça-feira (13) que assinou um acordo de cooperação com o serviço de streaming de vídeos ao vivo Twitch para combate das fake news nas eleições deste ano. Com o acordo, válido até 31 de dezembro de 2022, a empresa passará a colaborar com o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação elaborado pela Justiça Eleitoral.
Segundo o TSE, o objetivo é combater a disseminação de conteúdo desinformativo. Para isso, o Twitch se compromete a criar um canal de denúncias de violações de regras e políticas, bem como coibir o seu uso por pessoas que tenham o claro objetivo de espalhar notícias falsas ou fora de contexto. Conforme o documento assinado, o Twitch também se compromete a agir rapidamente para avaliar as eventuais denúncias recebidas.
“A Corte Eleitoral e o serviço de streaming concordam em manter aberto um canal de diálogo, indicando pontos focais de ambas as partes para a coordenação de iniciativas. Também serão realizadas reuniões periódicas para o planejamento e execução de ações previstas no termo do acordo”, diz o TSE em comunicado.
O Twitch é o 155º parceiro do TSE no Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação. As principais redes sociais e plataformas digitais já colaboram com a ação, como Google Brasil, YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, Kwai, TikTok, LinkedIn, Twitter e Spotify.



