O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).| Foto: Ricardo Stuckert/PT.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai analisar neste sábado (22) a decisão que deu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 164 direitos de resposta em inserções eleitorais do presidente Jair Bolsonaro (PL). O julgamento vai ocorrer no plenário virtual a partir da 0h deste sábado até 23h59.

Na quarta (19), a ministra Maria Cláudia Bucchianeri aprovou, em conjunto, seis pedidos de direitos de resposta que deram a Lula a possibilidade de rebater em 164 inserções, de 30 segundos cada, declarações que o acusavam de "ladrão", "corrupto" e de envolvimento com o crime. No entanto, na noite desta quinta (20), a ministra suspendeu a própria decisão ao analisar um recurso da campanha de Bolsonaro. Bucchianeri determinou a suspensão até que colegiado analise o tema.

Como a propaganda eleitoral na TV e rádio acaba na próxima quinta (27), o caso será julgado neste no plenário virtual para dar celeridade. Neste sistema, os ministros apresentam os votos sem a necessidade de participarem presencialmente de uma sessão.