O governador de São Paulo e pré-candidato pelo PSDB, Rodrigo Garcia.
O governador de São Paulo e pré-candidato pelo PSDB, Rodrigo Garcia.| Foto: Governo do Estado de São Paulo.

O União Brasil convidou formalmente nesta sexta-feira (1º) o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), para se filiar ao partido. Os dirigentes estaduais citam "as instabilidades políticas locais e nacionais" na carta enviada ao governador. A declaração é uma referência ao movimento de João Doria nesta quinta-feira (31) que ameaçou desistir da candidatura presidencial e permanecer no governo, atingindo a pré-candidatura de Garcia ao Palácio dos Bandeirantes.

O União Brasil ainda estendeu o convite "aos prefeitos e deputados estaduais" do PSDB. O documento foi assinado pelo presidente do partido em São Paulo, Antônio de Rueda, o secretário-geral Eugênio Zuliani e o tesoureiro, o deputado federal Alexandre Leite.

Horas depois, o PSDB da Bahia divulgou uma carta convidando o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) a se juntar aos tucanos. "A larga história de serviços prestados por V.Sa. a Salvador, à Bahia e ao Brasil, e toda a trajetória de proximidade política, alianças e crenças em objetivos comuns nos permitem vir, por meio desta, fazer um convite que muito nos honraria: seu ingresso nos quadros do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB", diz a carta assinada pelo presidente do diretório estadual baiano, deputado Adolfo Viana.

O deputado aproveitou para estender o convite a todos que "comungam da sua liderança". Pela legislação, a janela partidária para troca de legenda termina às 23h59 desta sexta.