Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
3,7 milhões de visualizações

YouTube sinaliza vídeo de canal inglês que classifica urnas eletrônicas como “má ideia”

YouTube sinaliza vídeo de Tom Scott que classifica urnas eletrônicas como "má ideia". (Foto: Reprodução / YouTube)

Ouça este conteúdo

O YouTube colocou um painel indicativo no vídeo "Why Electronic Voting is Still a Bad Idea" ("Por que a urna eletrônica é ainda uma má ideia"), de 2019, do youtuber inglês Tom Scott, que tem mais de 5 milhões de seguidores. Scott é famoso por produzir vídeos sobre ciência, tecnologia e história. Em 2014, ele já havia gravado um vídeo questionando a segurança de urnas eletrônicas.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Abaixo do conteúdo, que até agora teve 3,7 milhões de visualizações, a plataforma colocou um link para uma página da Justiça Eleitoral com informações sobre as urnas, afirmando serem dispositivos auditáveis e confiáveis. O painel também traz a frase: “O sistema de votação eletrônico brasileiro permite o exercício da cidadania com maior segurança. A urna foi desenvolvida para computar votos de forma segura e sigilosa, atendendo à demanda e às características específicas do Brasil”.

O YouTube informou que a sinalização não teria sido um pedido da Justiça Eleitoral, mas apenas uma prática da plataforma de contextualizar assuntos "propensos à desinformação".

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.