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A chinesa BYD está em negociação com mineradora de lítio em Minas Gerais.
A chinesa BYD está em negociação com mineradora de lítio em Minas Gerais.| Foto: Divulgação/BYD

A montadora chinesa BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, está em negociação para comprar uma mineradora de lítio no Brasil.

O presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, disse ao jornal britânico Financial Times (FT) ter discutido com a Sigma Lithium para um possível acordo de fornecimento, joint venture ou aquisição.

A Sigma, que segundo o FT é avaliada em US$ 2,9 bilhões (cerca de R$ 14 bilhões), é dona de uma mina no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

O lítio é metal essencial na produção de baterias e sua demanda cresce em todo o mundo. O controle de grande parte da cadeia de suprimentos, incluindo minas, baterias e chips de computador, é uma estratégia da BYD na China para vender carros de alta tecnologia a baixo custo. A aquisição de uma mineradora pode ser uma vantagem na corrida dos carros elétricos no Brasil.

A BYD pretende começar a produzir veículos no Brasil entre o fim de 2024 e o início de 2025. A empresa comprou a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA). Será sua primeira unidade fora da Ásia, com investimento de aproximadamente R$ 3 bilhões.

A BYD é apoiada pela Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, e ultrapassou no começo deste ano a Tesla, então maior fabricante de veículos elétricos do mundo, de Elon Musk.

A Sigma também despertou a atenção do empresário sul-africano. Em fevereiro de 2023, foi noticiado que a Sigma estaria no radar de Musk. Sete meses depois, a empresa brasileira divulgou que avaliava propostas de venda, mas não anunciou os interessados, segundo o FT.

A Sigma planeja triplicar sua capacidade de produção anual de 270 mil toneladas. No entanto, durante seu primeiro ano de produção, registrou uma perda líquida de US$ 19 milhões (R$ 94 milhões).

Os principais países produtores de lítio em 2022 foram Austrália, Chile, China e Argentina, seguidos pelo Brasil, de acordo com a Statista.

Segundo o FT, Baldy que há um diálogo "ativo" com a Sigma. "Estamos discutindo diferentes aspectos sobre fornecimento, uma joint venture, uma aquisição... nada é concreto", afirmou o executivo ao jornal britânico. A Sigma não quis comentar o assunto.

Os planos da BYD no Brasil ocorrem enquanto empresas chinesas de veículos elétricos e energia renovável buscam se expandir rapidamente no exterior.

A fabricante sediada em Shenzhen também planeja construir uma fábrica de veículos elétricos na Hungria e tem negociado um local no México.

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