• Carregando...
Amazon investe em energia renovável com parque eólico no Rio Grande do Norte.
Primeiro parque eólico da Amazon no Brasil fica no Rio Grande do Norte e começa a funcionar em 2024.| Foto: Divulgação/Amazon

O primeiro parque eólico da Amazon no Brasil vai entrar em operação em 2024. O Complexo Eólico do Seridó está em construção no Rio Grande do Norte, um dos estados mais propícios do país para a geração de energia dos ventos.

Quando ficar pronto, o parque terá capacidade instalada de 49,5 megawatts (MW) e poderá gerar 255 gigawatts-hora (GWh) por ano. O complexo é um projeto desenvolvido pela empresa Elera Renováveis.

Este é o segundo projeto de energia renovável da empresa de Jeff Bezos no Brasil. No ano passado, a Amazon informou o investimento em um parque solar de 122 MW.

A energia gerada nos parques no Brasil será direcionada aos datacenters (centros de processamento de dados) e operações da Amazon, além de abastecer comunidades próximas de onde estão instaladas. O objetivo é de que ambos também ajudem a companhia a atingir emissões líquidas zero em todas as suas operações até 2040.

Ao todo, a Amazon tem 479 projetos eólicos e solares espalhados pelo mundo. Quando todos estiverem operando, a estimativa é gerar 71 mil GWh ao ano – o suficiente para abastecer 6,7 milhões de residências nos Estados Unidos.

"A Amazon está no caminho para abastecer 100% de nossas operações com energia renovável até 2025, como parte de nosso compromisso Climate Pledge de alcançar carbono líquido zero até 2040, e nossos projetos de energia renovável no Brasil são uma parte importante desse esforço", disse Cleber Morais, diretor regional da Amazon Web Services (AWS) para a América Latina e Caribe.

Segundo a empresa, a construção do novo parque eólico criou em torno de mil vagas de emprego, sendo metade preenchida por trabalhadores de comunidades locais no interior do estado.

As turbinas do parque eólico têm 150 metros de diâmetro. Um drone foi usado para instalar os condutores da linha de transmissão aérea para o parque eólico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]