• Carregando...
Linha de Passe: pequeno filme, mas grande repercussão |
Linha de Passe: pequeno filme, mas grande repercussão| Foto:

Os melhores do ano

Confira lista com os destaques entre os longas-metragens exibidos no Brasil em 2008

Argentina

- Leonera

Brasil

- A Casa de Alice (Brasil)

- Ensaio sobre a Cegueira (Brasil)

- Estômago (Brasil)

- Jogo de Cena (Brasil, documentário)

- Linha de Passe (Brasil)

Europeu

- 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (Romênia)

- As Canções de Amor (França)

- Desejo e Reparação (Reino Unido)

- Em Paris (França)

- O Escafandro e a Borboleta (França)

- A Espiã (Holanda)

- Gomorra (Itália)

- Meu Irmão É Filho Único (Itália)

- Once (Irlanda)

- O Silêncio de Lorna (Bélgica)

- A Vida dos Outros (Alemanha)

Estados Unidos

- Batman – O Cavaleiro das Trevas (EUA)

- Juno (EUA)

- Na Natureza Selvagem (EUA)

- Não Estou Estou Lá (EUA)

- Onde os Fracos Não Têm Vez (EUA)

- Sangue Negro (EUA)

- Shortbus (EUA)

- Vicky Cristina

- Barcelona (EUA)

- Wall-E (EUA)

  • Onde os Fracos Não Têm Vez: grande vencedor do Oscar 2008
  • Heath Ledger recebeu uma indicação póstuma como o Coringa de
  • Ensio sobre a Cegueira: Brasil em inglês

Uma epidemia de cegueira que se alastra por uma cidade não-identificada, mas muito parecida com São Paulo. Um diabólico vilão, com maquiagem pesada e comportamento psicótico, capaz de colocar o homem-morcego no bolso. Um retirante nordestino que vem ao Sul Maravilha em busca de fortuna e aprende que saber cozinhar é um tipo de poder. O insólito romance entre um vampiro e uma jovem mortal capaz de seduzir milhões de adolescentes ao redor do mundo.

O Caderno G Idéias selecionaou alguns dos destaques da chamada sétima arte ao longo dos últimos 12 meses. Confira abaixo.

Sessão Brasil

Um dos filmes brasileiros mais vistos no país em 2008 tem diálogos em inglês. E é baseado na obra de um autor português, o Nobel José Saramago. Com quase 900 mil espectadores, Ensaio sobre a Cegueira, do diretor paulista Fernando Meirelles, é uma co-produção Brasil, Japão e Canadá, mas contou com recursos públicos nacionais. O interessante é que, apesar de ter dividido a crítica no Festival de Cannes e ter fracassado no mercado norte-americano, teve boas resenhas no Brasil, onde o produto da casa perdeu espectadores, e foi muito visto em nossos cinemas.

Amigo Urso

O controverso Tropa de Elite, de José Padilha, venceu o Urso de Ouro (melhor filme) no Festival de Berlim, apesar de ter recebido críticas negativas de alguns veículos importantes, como a Variety, que o acusou de fascista.

Estréia premiada

Linha de Passe, de Walter Salles e Daniel Thomas, deu à estreante em cinema Sandra Corveloni o prêmio de melhor atriz em Cannes. Ela vive com intensa verdade o papel de uma mãe da periferia paulista que cria quatro filhos sozinha. A produção também foi ovacionada pela crítica no Reino Unidos, onde figurou em listas de melhores do ano. No Brasil, foi escolhido o melhor filme nacional de 2008 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Paraná no mundo

Estômago, primeiro longa-metragem do diretor curitibano Marcos Jorge, ganhou 18 prêmios em sua carreira, 14 dos quais recebidos no exterior. E fez mais de 100 mil espectadores no Brasil, onde ainda está em cartaz, apesar de estar sendo lançado em DVD.

Revista

Curitiba ganhou uma revista de crítica e reflexão sobre cinema, a Juliette.

Curtos e bons

Os curtas-metragens paranaenses Satori Uso e Booker Pittman, do londrinense Rodrigo Grota, fizeram barba e cabelo em vários festivais brasileiros, revelando um promissor talento.

Efeito Coringa

Beirando US$ 1 bilhão acumulados nas bilheterias de todo o mundo, Batman - O Cavaleiro das Trevas , de Christopher Nolan, foi o blockbuster de 2008, conquistando tanto o público quanto a crítica mundial. Morto em 22 de janeiro, o ator australiano Heath Ledger, no papel do vilão Coringa, roubou a cena. Tanto que é favorito ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

Oscar

Os irmãos Ethan e Joel Coen, oriundos do cinema independente americano, foram os grandes vencedores do Oscar 2008, com o ultraviolento neowestern Onde os Fracos não Têm Vez, baseado no romance de Cormac McCarthy. Daniel Day-Lewis venceu na categoria de melhor ator, por seu impressionante desempenho no excelente épico intimista Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson. A francesa Marion Cotillard levou a estatueta de melhor atriz por Piaf – Hino ao Amor, tornando-se a segunda estrangeira a ganhar o prêmio de melhor atriz num filme falado em outra língua que não o inglês – a primeira foi Sofia Loren, por Duas Mulheres.

Animação em alta

A animação Wall-E, da Pixar, encantou o mundo e entrou em praticamente todas as listas de melhores do mundo. Kung Fu Panda também triunfou.

Musicais

O gênero musical se consolidou como uma modalidade de cinema capaz de faturar alto. Mamma Mia!, baseado no espetáculo teatral criado a partir das canções do quarteto sueco ABBA, fez quase US$ 580 milhões nas bilheterias de todo o mundo. Num circuito mais restrito, As Canções de Amor, do francês Christophe Honoré ganhou o status de filme cult mundo afora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]