|
| Foto:

No momento em que vivemos, é possível empreender ou mesmo conduzir um negócio já existente com sucesso sem conhecer o que as empresas e pessoas mais inovadoras do mundo estão fazendo ou buscando? Exemplos de empresas e negócios sólidos que pararam no tempo e foram atropeladas por iniciativas disruptivas não faltam. Lições como “olhe o benefício que você quer entregar, não o seu produto” e “falhe, mas falhe rápido” já são conhecidas, mas aplicá-las na prática ainda é o grande desafio para iniciantes e, principalmente, para nomes experientes do empreendedorismo. 

Assista ao primeiro vídeo da série Seja Extraordinário e conheça mais sobre essa iniciativa. 

“Você não pode ter medo de errar, você tem que ter medo é de não aprender com os seus erros. Sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo. Mas no dia a dia, tomar de 7 X 1 dói demais. Fracassar dói. Como você vai de fracasso em fracasso mantendo esse entusiasmo?”. O questionamento é de Ricardo Geromel, autor do best seller “Bi.lio.nár.ios” e empreendedor do Vale do Silício. 

Na visão do futurista Maurício Benvenutti, autor do livro “Incansáveis”, se o aprendizado não for constante, o risco de ser rapidamente passado para trás é alto. “Os analfabetos deste século não são aqueles incapazes de ler e escrever, mas, sim, aqueles incapazes de aprender, desaprender e aprender de novo. De serem humildes o suficiente para depois de dois, três, quatro anos de aprendizado dizer ‘eu vou ter que jogar tudo isso no lixo porque não serve mais para nada e vou ter que reaprender de novo’”. 

E neste novo modelo de empreendedorismo, em que a resiliência ganha uma importância ainda maior, a gestão da emoção deixa de ser um privilégio de poucos para se tornar uma peça chave para o sucesso. 

“Ninguém pode ser um CEO de uma empresa se não for um CEO de sua própria mente. Ser líder de si mesmo é vital para libertar o imaginário para que possamos impactar as pessoas com novas ideias, com inovação, com uma mente criativa. Muitas pessoas dizem ‘eu preciso fazer a diferença’, mas ele vive na mesmice. Ele é encarcerado pelo cárcere da rotina ou então aprisionado pelos cárceres emocionais, como fobias, medo do que os outros pensam e falam de si, medo de falar em público, medo de falhar, medo de cair no ridículo, medo das vaias. Quem tem medo, já falhou. Quem tem medo é um escravo vivendo em sociedades livres”, alerta o psiquiatra e referência mundial em gestão da emoção, Augusto Cury. 

Seja Extraordinário 

A Startse, principal comunidade de Startups do Brasil, lançou um curso inédito voltado para empreendedores. O Seja Extraordinário traz em cerca de 15 horas de aulas informações sobre inovações do Vale do Silício, com Maurício Benvenutti, técnicas e ferramentas para gestão da emoção com Augusto Cury e as lições de vida e negócios dos bilionários com Ricardo Geromel. 

As inscrições já estão abertas para a primeira turma do curso que, além do acesso ao conteúdo dos professores, participará de encontros semanais ao vivo para discussões mais pontuais sobre como aplicar os ensinamentos a um negócio específico. Para receber mais informações sobre as inscrições, acesse o link.