• Carregando...
David Ferreira foi o colombiano que teve maior sucesso no Athletico
David Ferreira foi o colombiano que teve maior sucesso no Athletico| Foto: EFE/David de la Paz

Felipe Aguilar será o 12.º jogador colombiano a vestir a camisa do Athletico. O zagueiro de 27 anos chega do Santos com o status de contratação mais cara da história do clube -- custou R$ 10 milhões por 50% dos direitos.

A história do Athletico com os jogadores da Colômbia teve início com o olheiro Borba Filho, contratado para garimpar talentos no continente enquanto o Furacão disputava a Libertadores. Por isso, entre 2005 e 2007, uma legião de sul-americanos desembarcou no CT do Caju.

Veja como foram as passagens de todos os colombianos pelo Athletico:

11º e 10º - Samuel Vanegas e Jorge Serna

 Arquivo/Gazeta do Povo
Arquivo/Gazeta do Povo | Arquivo Gazeta do Povo

Ambos chegaram em 2010 e custaram US$ 100 mil. O zagueiro Vanegas havia sido campeão da Libertadores pelo Once Caldas, sendo inclusive o capitão na conquista, em 2004. Já o atacante Serna já havia defendido a seleção e vinha de uma temporada no Envigado, quando marcou 14 gols em 24 jogos. Ambos foram dispensados quatro meses. Serna atuou uma vez só.

9º - Navarro Montoya

 Arquivo/Gazeta do Povo
Arquivo/Gazeta do Povo | Ivonaldo Alexandre/Arquivo Gazeta do Povo

A passagem do goleiro fanfarrão foi meteórica por Curitiba. Contratado em 2006, já aos 40 anos, ele ficou cinco meses no Furacão e fez apenas três jogos. Pediu para sair depois de cansar de esquentar o banco de Cléber.

8º - Anderson Plata

 Arquivo/Gazeta do Povo
Arquivo/Gazeta do Povo | Albari Rosa/Gazeta do Povo

O último colombiano a passar pelo Furacão não rendeu nada. Fez oito jogos entre 2018 e 2019. Chegou a atuar pelo time de aspirantes no Estadual e não mostrou futebol.

7º - Sérgio Herrera

 Arquivo/Gazeta do Povo
Arquivo/Gazeta do Povo | GAZETA

Mais um atacante que não deixou saudade no Athletico. Chegou em 2006 e ficou apenas meia temporada no clube. Marcou um gol em 16 jogos.

6º - Dayro Moreno

 Arquivo/Gazeta do Povo
Arquivo/Gazeta do Povo | Marcelo Elias/Arquivo Gazeta do Povo

Em 2007, o atacante teve uma passagem meteórica pelo Furacão. Em entrevista à ESPN, em 2017, Borba Filho disse que Moreno foi demitido por “dormir demais” e que o colombiano não se adaptou ao ritmo de treinos no Brasil. Ainda assim, com apenas dois jogos, marcou um gol.

5º - Daniel Hernández

 Arquivo/Gazeta do Povo
Arquivo/Gazeta do Povo | Albari Rosa/Gazeta do Povo

O meia se destacava pela técnica, mas tinha um problema sério de intensidade. Alternava com bons momentos, como em cobranças de escanteios, com períodos apagados na partida. Fez 25 jogos, um gol e saiu sem deixar muita saudade.

4º - Marín

 Arquivo/Gazeta do Povo
Arquivo/Gazeta do Povo | Hedeson Alves/Arquivo Gazeta do Povo

O lateral-esquerdo teve um bom início e tinha uma bola parada forte. Mas Marín perdeu posição durante a Libertadores para Marcão. Ficou apenas um ano no clube e fez 25 jogos.

3º - Viáfara

 Arquivo/Gazeta do Povo
Arquivo/Gazeta do Povo | Rodolfo Buhrer/Arquivo Gazeta do Povo

O goleiro, que se firmou no Vitória, iniciou sua trajetória no Brasil no Athletico, em 2007. Gostava de se arriscar com os pés e teve uma passagem sem sucesso, com 20 jogos, pelo clube paranaense.

2º - Valencia

Arquivo/Gazeta do Povo
Arquivo/Gazeta do Povo| Gazeta

O volante ficou três temporadas e meia no Furacão. Na maioria dos jogos, foi titular. Era um jogador que se destacava mais pela força física do que pela técnica.

1º - Ferreira

 Arquivo/Gazeta do Povo
Arquivo/Gazeta do Povo | EFE/David de la Paz

O baixinho infernal foi quem mais deu alegria aos atleticanos. E também quem impulsionou a busca do clube por jogadores colombianos. Principalmente na sua primeira passagem, entre 2005 e 2007. Depois de uma saída para o futebol dos Emirados Árabes, Ferreira voltou ao Furacão, em 2008, com atuações mais discretas. Ele foi criticado pela torcida e saiu magoado na época: “Alguns torcedores esquecem muito rápido”, declarou antes de ir para o FC Dallas, do EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]