• Carregando...
Perto da virada de turno, dupla Atletiba está na zona de rebaixamento do Brasileirão
Perto da virada de turno, dupla Atletiba está na zona de rebaixamento do Brasileirão| Foto: Albari Rosa/Foto Digital/Gazeta do Povo

A situação da dupla Atletiba no Brasileirão preocupa. Neste final de semana, acontecerá a última rodada do primeiro turno, que se inicia com Athletico e Coritiba na zona de rebaixamento.

O Furacão é o 18º colocado, enquanto o Coxa é o 19º, ambos com 16 pontos. O Rubro-Negro, no entanto, tem um jogo a menos.

Com um turno inteiro pela frente, os rivais ainda têm a oportunidade de melhorar de rendimento e subir na tabela. Diante da dificuldade da disputa, entretanto, o sinal de alerta já está ligado. E não poderia ser diferente.

Última vez em que Athletico e Coritiba estiveram juntos na Série B foi em 1995

Coxa e Furacão devem fazer de tudo para não correrem o risco de repetir uma marca negativa alcançada pela última vez em 1995, quando ambos disputaram a Série B ao mesmo tempo.

O último encontro entre as equipes na prateleira de baixo do futebol brasileiro foi há 25 anos. Ao final daquela temporada, os rivais conseguiram retornar à elite. O Athletico foi o campeão da edição e o Coxa vice.

No ano anterior, 1994, a dupla já tinha disputado a Segundona junta, mas não conquistou bons resultados, com o Rubro-Negro terminando em sexto e o Alviverde em 14°.

Após esse período, os clubes chegaram a novamente cair de divisão, mas nunca ao mesmo tempo. O Alviverde frequentou a Segundona nos anos de 2006, 2007, 2010, 2018 e 2019. O Rubro-Negro sofreu o descenso apenas em 2012.

A primeira vez que os times disputaram a Série B juntos foi em 1990, com o Furacão encerrando a competição em segundo e o Coritiba em 22º, entre os últimos colocados.

Trio de Ferro na Série B?

No mais pessimista dos cenários, a situação pode piorar. Caso o Paraná não suba à Série A, pela primeira vez o Trio de Ferro poderá se encontrar na Série B. Desde a fundação do Tricolor, em 1989, isto nunca aconteceu.

Neste momento, o time comandado por Allan Aal está vivo na disputa por uma vaga na elite em 2021. Além de já ter segurado a liderança da Série B por quatro rodadas, permaneceu no G4 em 12 delas. Neste momento, apenas o saldo de gols deixa o Tricolor de fora do grupo de acesso.

Entretanto, a equipe vivenciou momentos de declínio, chegando a somar sete jogos sem vitórias e quatro sem gols marcados, cenário que ainda gera expectativa e uma certa desconfiança sobre qual vai ser o Paraná do segundo turno.

Existe ainda a possibilidade de o estado do Paraná contar com cinco representantes na divisão de acesso, com o Operário, se permanecer na B, e Londrina, caso suba da Série C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]