• Carregando...
Conmebol julga doping no Athletico; horário, estratégia de defesa, punições; clube corre risco?
| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

O zagueiro Thiago Heleno e o volante Camacho, do Athletico, serão julgados pelo Comitê Disciplinar da Conmebol pelo caso de doping no primeiro semestre. A audiência será nesta segunda-feira (12), às 14h, na sede da entidade, em Assunção, no Paraguai.

Camacho e Thiago Heleno não jogam desde o final de abril e início de maio, respectivamente. O zagueiro foi pego no doping no jogo contra o Tolima, dia 9 de abril, em Curitiba. Já Camacho foi na partida contra o Jorge Wilstermann, dia 24 de abril. Os jogos foram pela Libertadores. Eles estarão presentes no julgamento.

Após a notificação do flagrante feita pela Conmebol, o clube, através do presidente do conselho Deliberativo, Mario Celso Petraglia, assumiu publicamente um erro no departamento de performance do clube, que indicou um suplemento aos atletas que continha a substância higenamina.

Após 40 dias de investigação interna, o Athletico demitiu seis profissionais, entre eles o filho do presidente Luiz Sallim Emed, que era médico clube.

Veja perguntas e respostas sobre o julgamento:

Quem vai fazer a defesa?

Será o renomado escritório de advocacia Bichara & Motta, do Rio de Janeiro. Os advogados Marcos Motta e Bichara Neto são especialistas neste tipo de processo e possuem uma clientela repleta de estrelas do esporte como Neymar e Gabriel Jesus, além do surfista Gabriel Medina.

Nos casos de doping, Bichara & Motta defenderam, por exemplo, os atletas Fred, ex-seleção brasileira, Guerrero, do Internacional, o ex-meia Deco, e o caso envolvendo os jogadores do River Plate, em 2017.

Qual será a defesa do Athletico?

A esperança do Athletico é que a suspensão dos atletas seja transformada em advertência. A alegação do clube é que a ingestão da substância ocorreu por um erro do departamento nutricional e não para obter vantagem física.

O código brasileiro antidopagem diz que a sanção pode ser reduzida ou até eliminada em casos de “administração de substância proibida pelo médico ou treinador do atleta, sem conhecimento do atleta”. Porém, ficará a cargo do comitê da Conmebol interpretar este atributo.

Se Thiago Heleno e Camacho forem punidos, cabe recurso?

Sim. A defesa pode recorrer em outras duas instâncias: a primeira delas na própria Comnebol e, posteriormente, no CAS (Corte Arbitral do Esporte), na Suíça.

Como já vem acontecendo, os dois jogadores não poderão atuar em nenhuma competição oficial e sequer treinar com o restante do elenco pelo prazo determinado de suspensão.

Como os casos de doping são tratados pela Conmebol?

É difícil avaliar qual será a postura do comitê da Conmebol neste caso. Porém, casos de doping são tratados com rigor. O clube assumiu o erro e eximindo os atletas de culpa, o que pode servir como atenuante da pena, que é de no máximo dois anos.

Em 2017, dois jogadores do River Plate foram flagrados no doping pela Conmebol por conta da substância hidroclorotiazida e pegaram gancho de sete meses.

Por que Thiago Heleno e Camacho foram pegos no doping? Qual é o efeito da substância?

Eles tomaram um suplemento que contém a substância higenamina, que acelera o metabolismo e auxilia no ganho de massa muscular. A higenamina entrou na lista de substâncias proibidas da Wada (Agência Mundial Antidoping) há pouco tempo – desde 2017.

O problema é que apesar de ser proibida na legislação esportiva, a presença da higenamina é permitida em suplementos de diversos países, como nos Estados Unidos. Este fator é um dos argumentos da defesa, que alega que os atletas não agiram com o intuito de trapacear.

Camacho também foi pego no doping na primeira rodada do Brasileirão, contra o Vasco. Existe risco da punição ser amplificada por isso?

Não. Caso Camacho seja punido pela Conmebol, a sanção já irá englobar a esfera na nacional. Até porque o volante, quando foi pego no Brasileirão, ainda não havia sido notificado pelo controle antidopagem da Conmebol.

O Athletico pode ser punido também?

Não. Neste caso, como foram apenas dois jogadores do elenco, apenas os atletas podem sofrer sanções. O que pode ocorrer é os próprios atletas processarem o clube na Justiça Comum posteriormente se eles sentirem que foram lesados no caso.

Próximos jogos do Athletico

  • Grêmio x Athletico - 14/8 - 21h30 - Copa do Brasil
  • Athletico x Atlético-MG - 18/8 - 16h - Brasileirão
  • Athletico x São Paulo - 21/8 - 19h15 - Brasileirão
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]