• Carregando...
“Athletico assume culpa e atletas são vítimas”, diz Petraglia sobre doping na Libertadores
| Foto: Reprodução/Globoesporte.com

O presidente do Conselho Deliberativo do Athletico, Mario Celso Petraglia, explicou na tarde desta segunda-feira (13) o doping do zagueiro Thiago Heleno e do volante Camacho na Libertadores 2019.

O Furacão foi notificado pela Conmebol. "Este é um dos piores momentos que vivi nessas duas décadas aqui no clube. Fomos surpreendidos por uma falha interna de profissionais do clube", explicou Petraglia, visivelmente emocionado.

TABELA: Veja a classificação e os próximos jogos da Série A

"Abrimos uma sindicância interna sobre o ocorrido, mas não chegamos ainda a uma conclusão. Assim que tivermos uma conclusão objetiva das falhas que houve neste processo comunicaremos", continuou.

Segundo Petraglia, o clube assume a culpa e os atletas foram vítimas.

"O suplemento foi disponibilizado para todos os atletas, mas só dois tomaram. Foi um produto elaborado na farmácia, eles sabem muito bem que não se toma este tipo de medicamento. Felizmente, vários não aceitaram a indicação e não tomaram", prosseguiu o cartola, visivelmente abatido.

"O produto estava numa embalagem da Nutrilatina, que o clube normalmente usa", prosseguiu, afirmando ainda que o Furacão somente nomeará os profissionais responsáveis pelo caso apenas após ter a certeza da responsabilidade de cada um.

Segundo Petraglia, o principal objetivo do Atheltico é a defesa de Thiago Heleno e Camacho. "Para que suas carreiras e currículos não fiquem manchados. O clube já contratou advogado para minorar suas penas".

Penas de doping acidental podem ir desde uma simples advertência até dois anos de puniç~so.

Após pronunciamento, Petraglia respondeu perguntas dos jornalistas presentes na entrevista coletiva. Confira as principais respostas.

Athletico pode ter sido vítima de manipulação?

"Por enquanto não está eliminada nenhuma das hipóteses. São poucos dias que ficamos sabendo. Isto causa atrasos e um impacto muito grande. É uma crise para a qual não nos preparamos para enfrentar. Não está afastada a hipótese de abrirmos um inquérito policial para esclarecermos todos os fatos"

Existe o risco do clube também ser punido? Existe a possibilidade de outros jogadores terem ingerido a substância?

"Nenhuma possibilidade. Zero. A torcida não poderia pagar este preço do clube ser penalizado por falhas internas. Esta possibilidade está afastada, é zero. Poderia ter acontecido, o produto foi disponibilizado".

Como está sendo o apoio aos atletas?

"Na segunda-feira de manhã eu mesmo liderei a busca por informações, entrevistamos todos os envolvidos, comissão técnica, com os jogadores que haviam sido indicados para que tomassem, aqueles que tomaram e que não tomaram. O Athletico dará todas as condições possíveis. Mas não serão suficientes. Não existe solução, não existe reparação. É uma morte, entre aspas, como conserta isso? Vamos atenuar".

E o caso do João Pedro que está no Paraná?

É a mesma especulação do Bruno Guimarães, que foi retirado do jogo em Buenos Aires e disseram que foi pro causa do doping. O João Pedro disse que não tomou, mas poderia ter tomado. O presidente do Paraná me ligou e disse que o menino não poderia jogar pois estava com dores no tornozelo. As vezes as induções são corretas, outras não".

Qual foi a substância?

"Se não me engano, Higenamine (medicamento para emagrecimento e aumento de massa muscular).

Grupo do Whats

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]