• Carregando...
João Paulo e Elias comemoram o segundo gol atleticano, marcado por Marcelo | Antonio More / Gazeta do Povo
João Paulo e Elias comemoram o segundo gol atleticano, marcado por Marcelo| Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

O heroísmo da tarde deste sábado (6) vai ficar marcado na história rubro-negra. Depois de estar atrás no placar três vezes, o Atlético conseguiu vencer o América-MG por 5 a 4, com direito a um jogador a menos - após a expulsão de João Paulo - e gol de Paulo Baier no último lance, aos 49 minutos do segundo tempo.

O calor intenso e o cansaço visível dos jogadores deram contornos dramáticos ao jogo que manteve o Furacão na briga pelo G4 da Série B. O resultado levou o time à quinta colocação, com 49 pontos — a três do São Caetano. Os gols atleticanos foram marcados por Elias, Marcelo (2), Marcão e Paulo Baier. Pelo Coelho, Alessandro (2) e Fábio Júnior (2) balançaram a rede.

O jogo

A temperatura de 30ºC em Curitiba tinha tudo para inibir um bom espetáculo no jogo que começou às 14 horas no Ecoestádio. Mas, dentro de campo, a partida teve um ritmo intenso. Atacando francamente, Atlético e América-MG fizeram da velocidade uma característica comum. Aos 5 minutos, a zaga atleticana não acompanhou o cruzamento de Rodrigo Heffner. Na sobra, Alessandro fuzilou para abrir o placar.

Com o gol, o Furacão passou a dominar a partida em busca do empate. Se Daniel era nulo pela lateral direita, Elias tratava de comandar as subidas do time. Aos 21 minutos, Marcelo entrou na área e caiu na disputa com Dudu. O árbitro Nielson Nogueira Dias deu pênalti, muito contestado pelos americanos. Na cobrança, Elias bateu firme e empatou.

Também de pênalti — cometido pelo goleiro Weverton em Alessandro, que apareceu livre nas costas da defesa —, Alessandro voltou a colocar o time mineiro à frente, nove minutos depois.

Porém o Atlético seguiu no ataque e, de tanto insistir, voltou a igualar. João Paulo bateu de longe e a bola carimbou a trave esquerda. Na sobra, o oportunista Marcelo completou para o gol.

No fim do primeiro tempo, nova falha da defesa rubro-negra permitiu ao time mineiro ficar outra vez em vantagem. Após toque de Rodriguinho nas costas de Cleberson, o veterano Fábio Júnior tocou rasteiro na saída de Weverton.

A tarde era de gols e o cartão de visitas do Atlético na volta para o segundo tempo não poderia ser outro. No primeiro lance de Paulo Baier — que entrou no lugar de Henrique —, novo empate. O Maestro aproveitou o espaço e desceu sozinho pela esquerda antes de rolar a bola para Marcão finalizar na saída de Neneca, com apenas 30 segundos de bola rolando. A entrada de Baier mudou a postura do Atlético. O time de Drubscky passou a aliar a correria dos laterais a mais organização no meio de campo. A defesa, contudo, continuava falhando. Tanto que Weverton precisou fazer duas defesas salvadoras. Em seguida, Marcelo recebeu sozinho pela direita, dominou com tranquilidade e bateu cruzado para virar o jogo no Ecoestádio.

Pela primeira vez em vantagem, o Rubro-Negro começou a se retrair. Preso na defesa, o Atlético passou a ser pressionado. Na falha da zaga, que não conseguiu afastar uma bola dominada, Fábio Júnior voltou a se ver diante do gol e não desperdiçou: 4 a 4.

A partir dos 36 minutos, com a expulsão de João Paulo, o drama aumentou. Mesmo fragilizado ofensivamente por uma substituição do técnico Ricardo Drubscky — que tirou Marcelo para a entrada do volante Derley —, o Atlético não desistiu.

No último minuto, Elias partiu em velocidade pela esquerda e tentou o chute. Neneca deu rebote e a bola voltou para o camisa 10. Ele limpou a marcação e chutou na trave. Mas o rebote encontrou, caprichosamente, os pés de Paulo Baier. O Maestro entrou de carrinho para garantir a importante vitória e salvar a tarde dos mais de 5 mil torcedores que foram ao Ecoestádio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]