• Carregando...

Os principais clubes de futebol do Brasil têm um ótimo faturamento. Muitas vezes, maior do que o de grandes empresas. Por isso, a Receita Federal 'apertará' os 12 maiores arrecadadores entre os times brasileiros. Os dados referem-se a uma matéria publicada nesta quinta-feira, na "Folha de São Paulo".

O fato é inusitado, à medida que a maioria esmagadora passa por uma situação financeira caótica, vide a desesperada luta pela implantação da Timemania, mesmo fazendo parte de um grupo seletíssimo no país.

Dentre os Top-12 do futebol nacional nas finanças em 2005 (os dados são de dois anos atrás porque as firmas declaram sempre a renda do ano anterior), o líder é o Santos, que faturou R$ 139,9 milhões. Somente 2.967 empresas do país faturaram mais que o clube naquele ano. O Peixe alega que os números daquele ano foram inflacionados pela venda de Robinho e outros jogadores.

O Atlético-PR é o time que aparece em melhor colocação entre os clubes do Paraná, 6.º lugar com 78,1 milhões arrecadados. Vale lembrar que neste ano o Atlético foi vice-campeão da Libertadores da América e recebeu uma boa quantia de dinheiro em premiações.

Já o Coritiba é o 9.º clube brasileiro em arrecadação, com 49,5 milhões. Naquele ano, o time ainda recebia pela venda de jogadores como Miranda (para o Souchaux, da França) e Rafinha (Schalke_04, da Alemanha).

O estado de São Paulo domina o ranking, com quatro clubes entre os cinco maiores arrecadadores (o Cruzeiro é o intruso). O Flamengo é o carioca melhor colocado, em sétimo lugar no ranking, que deveria ter também a CBF. A Confederação teve mais de R$ 100 milhões de faturamento naquele mesmo ano.

Nos times paranaenses, os balanços referentes ao ano de 2006 ainda não foram divulgados. A assessoria de imprensa do Atlético informou que ainda não há data certa para a divulgação dos números. Se tomarmos como base o ano anterior, o balanço deve se tornar público no mês de abril.

No Coritiba a situação é semelhante e ainda não há previsão para que os números referentes a 2006 sejam divulgados.

Confira o ranking (em milhões de reais):

1º Santos - 139,92º São Paulo - 113,53º Corinthians - 99,44º Cruzeiro - 89,85º Palmeiras - 82,36º Atlético-PR - 78,17º Flamengo - 70,48º Vasco - 54,19º Coritiba - 49,510º Internacional - 44,211º Fluminense - 40,212º São Caetano - 25,6

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]