• Carregando...
Lance do jogo entre Atlético e Vitória na Arena da Baixada. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Lance do jogo entre Atlético e Vitória na Arena da Baixada.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O técnico Tiago Nunes está apenas começando seu trabalho no comando do Atlético-PR , mas o time já mostra os primeiros sinais de seu novo perfil. São menos trocas de passes, menor obsessão pela posse de bola do que na gestão anterior e mais gols marcados. Agora, a próxima missão do treinador é dar mais combatividade ao time que se consolidou como o mais ‘generoso’ para os adversários nesta Série A.

Tomando como base apenas o Brasileirão, o Rubro-Negro disputou três partidas sob a tutela do técnico campeão paranaense. Foram sete gols marcados, uma média de pouco mais de dois por apresentação. Número bem melhor do que os dez tentos em 12 jogos da era Diniz – média de 0,8 por confronto. Uma agressividade ofensiva que precisa agora ser reproduzida no sistema de proteção da zaga.

TABELA: Confira a classificação atualizada e os jogos do Brasileirão

MERCADO: Veja quem chegou e quem saiu durante a pausa da Copa do Mundo

Pelos números do site whoscored, o Furacão é o time mais bondoso com os oponentes. É o time que mais permite chutes dos adversários, algo em torno de 16 por duelo; também é o que menos rouba a bola por partida, com quase 13 desarmes de média; por fim, só intercepta menos passes do que o Cruzeiro – 11,5 contra 11,1.

Essa baixa produtividade do setor de destruição das jogadas alheias já teve um esboço de mudança contra o Vitória. Os baianos conseguiram apenas sete arremates à meta de Felipe Alves no último fim de semana, bem abaixo dos 14 chutes permitidos em média pelo Atlético, na Série A, na Arena da Baixada.

Além disso, o time paranaense voltou a terminar um duelo sem tomar gol - no meio de semana, pela Sul-Americana, já havia conseguido o feito ao bater o Peñarol por 2 a 0, depois de sete compromissos sendo vazado, por Brasileirão e Copa do Brasil.

Evidentemente é preciso considerar a fragilidade do adversário , mas a evolução é matematicamente perceptível. O desafio atleticano do momento é reforçar essa segurança defensiva. Fator que será muito importante contra o Corinthians, no Itaquerão, pela 17ª rodada do Brasileirão. O Furacão ainda não venceu como visitante na competição.

Confira algumas estatísticas defensivas:

Chutes sofridos por jogo

1º Atlético; 16,2

2º Corinthians; 15,6

3º Ceará; 14,3

19º Cruzeiro; 9,7

20º Grêmio; 9,7

Média: 12,8

Piores ladrões de bola

1º Atlético; 12,9

2º América-MG; 15,1

3º Grêmio; 15,7

19º Palmeiras; 20,1

20º Flamengo; 21,9

Média: 17,2

Menos interceptações por confronto

1º Cruzeiro; 11,1

2º Atlético; 11,5

3º Flamengo; 11,8

19º Vitória; 15,9

20º Internacional; 17,6

Média: 13,77

Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018

O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

*

Tabelas

**

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]