• Carregando...
O técnico Tiago Nunes não vê a hora de o time mudar de comportamento dentro de campo, especialmente na criação de jogadas.. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
O técnico Tiago Nunes não vê a hora de o time mudar de comportamento dentro de campo, especialmente na criação de jogadas..| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Em fase de transição entre o modelo de jogo adotado pelo técnico Fernando Diniz, demitido durante a Copa do Mundo, e o sistema mais tradicional defendido pelo interino Tiago Nunes, o Atlético visita o Cruzeiro, no Mineirão, neste domingo (22), às 19 horas. Será o segundo duelo entre as equipes em suas versões pós-Mundial da Rússia e no mesmo palco. No dia seguinte à final do torneio da Fifa, o Furacão arrancou um empate com a Raposa por 1 a 1, mas viu a vaga às quartas de final da Copa do Brasil ficar com o adversário.

Sob nova direção, o Atlético já deu sinais de que terá um novo perfil dentro de campo. Contra o Internacional (2 a 2) , na quinta-feira (19), pela 13ª rodada do Brasileiro, o time apresentou menos obsessão pela posse de bola e pela troca incessante de passes que foram características marcantes do time desde o início da temporada.

>> TABELA BRASILEIRÃO 2018: confira os resultados e próximos jogos

Diante do Colorado, o Rubro-Negro trocou 373 passes, segundo o site Footstats. Bem menos do que a média de 514 dos 12 jogos anteriores. Já o quesito posse de bola ficou em 52%, abaixo dos 57,8% que fazem do clube o time que mais fica com a pelota na competição, de acordo com o site whoscored. “É difícil mudar o comportamento em pouco tempo. Ainda tem um costume de receber entre linhas e voltar a bola para trás, e isso acaba atrasando o time, faz com que o adversário se organize com todo mundo e demore mais para você chegar ao gol”, comentou o treinador campeão paranaense com a versão alternativa do Furacão.

TRANSIÇÃO: Técnico compara momento do Atlético a filho em recuperação: porrada ou apoio

Apesar das dificuldades em adquirir essa nova cara, o Atlético mostrou-se mais agressivo no ataque, um dos problemas crônicos da equipe - é a quinta pior artilharia, com apenas 12 gols. Foram 19 chutes contra os gaúchos, sendo 7 em direção ao alvo. Melhor ainda , dois gols na mesma partida, o que não acontecia no Brasileirão desde o triunfo em casa contra o Santos, por 2 a 0, pela 8ª rodada. A única outra vez em que balançou a rede em mais de uma oportunidade no mesmo duelo pela Série A tinha sido na estreia - goleada por 5 a 1 na Chapecoense, também na Baixada.

O número é ainda mais animador visto que Tiago Nunes perdeu sua mais eficiente opção ofensiva. A principal fonte de gols do time vem sendo a bola parada - foram seis gols dessa maneira no Brasileirão, assim como Chapecoense e Flamengo, os três líderes desse ranking. E quem comandava esse trunfo era Tiago Carleto, negociado com o futebol árabe .

Para o embate no Mineirão, em que a missão será ampliar a compreensão desse novo pensamento de jogo pelo time, o Atlético não terá Renan Lodi e Raphael Veiga, suspensos. Nicolas e Bruno Nazário, reforço que chegou com moral à Baixada, devem ser os substitutos.

Confira o lance a lance e a ficha técnica de Cruzeiro x Atlético-PR

***

Ficha técnica: Cruzeiro x Atlético-PR:

Cruzeiro: Fábio, Edílson, Dedé, Léo e Egídio; Lucas Silva, Lucas Romero, Robinho, Arrascaeta e Thiago Neves; Barcos. Técnico: Mano Menezes.

Atlético-PR: Santos; Jonathan, Paulo André, Wanderson e Nicolas; Bruno Guimarães, Lucho Gonzalez e Bruno Nazário (Matheus Rossetto); Nikão (Guilherme), Bergson e Pablo. Técnico: Tiago Nunes.

Arbitragem:Jean Pierre Gonçalves Lima (RS), auxiliado por Leirson Peng Martins (RS) e Lucio Beisersdorf Flor (RS).

Transmissão: Premiere. Lance a lance na Gazeta do Povo.

Fique de olho

Nicolas (foto)

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Com a expulsão infantil de Renan Lodi contra o Internacional, na quinta-feira (19), o jovem lateral Nicolas, de 21 anos, ganhou uma oportunidade na equipe principal. O prata da casa rubro-negro vai estrear no Brasileiro contra o Cruzeiro, time que tem presença muito forte pelos lados do campo. Edílson, o lateral-direito da Raposa, deve jogar muito pelo setor de Nicolas. Uma prova de fogo.

Palpite – Cruzeiro x Atlético-PR:

Há menos de uma semana as duas equipes se enfrentaram no Mineirão, pela Copa do Brasil, e a partida acabou empatada. Dessa vez deve ser diferente. A diferença técnica dos dois times, refletida na classificação do Brasileirão, é grande. Raposa irá vencer sem sustos. Placar: 3 a 1.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]