• Carregando...
Veja a vocação clubística dos torcedores entrevistados pela Paraná Pesquisas |
Veja a vocação clubística dos torcedores entrevistados pela Paraná Pesquisas| Foto:

Atlético supera rival, mas Coritiba contesta números

Os atleticanos estão à frente dos alviverdes. O resultado do levantamento feito pela Paraná Pesquisas em todo o estado mostra que a vantagem vermelha e preta sobre a do rival é tripla...

Leia a matéria completa

Mulheres decidem o Atletiba das torcidas

Bruna Lack vai a todos os jogos na Arena. Quando pode, acompanha o Furacão no interior e em outros estados.

Leia a matéria completa

Capital usa diplomacia no interior

Consulados alviverdes, embaixadas rubro-negras, escolinhas paranistas. Sem conquistas capazes de seduzir novos fãs, os clubes da capital esboçam um contra-ataque diplomático ao massacre forasteiro na predileção dos torcedores locais.

Leia a matéria completa

Especialista culpa clubes de Curitiba e migração intensa

Migração intensa, pouca tradição regional e baixo desempenho técnico das nossas equipes.

Leia a matéria completa

Bairrismo gaúcho tem filial no Paraná

Na Região Sudoeste do Paraná basta sair pelas ruas, freqüentar bares e acompanhar as rodadas dos Campeonato Nacional para logo perceber quem são os times que predominam na massa de torcedores.

Leia a matéria completa

O diagnóstico paranaense é de insanidade alvinegra. O estado possui um imenso "bando de loucos" – como se auto-intitulam os torcedores do Corinthians. A maior torcida do Paraná, com 12,5% da preferência total, pertence ao Timão.

A liderança corintiana foi comprovada pela maior pesquisa já realizada sobre o tema na federação. De fevereiro a novembro deste ano, 101.981 pessoas foram entrevistadas em 68 cidades de todas as regiões. A margem de erro é de 0,5% para os resultados gerais, da região metropolitana e do interior. Na capital, ela sobe para 1%.

"É uma pesquisa histórica de uma dimensão nunca vista. Os números são incontestáveis. Dificilmente se conseguirá na história fazer um levantamento com uma amostragem maior do que essa", diz o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira, instituto responsável pelos dados.

"Ela também não foi feita em um período pontual e pôde retratar desta forma vários momentos pelos quais os times passaram durante o ano", complementa ele.

O apelo corintiano resigna a ambição de Atlético, Coritiba e Paraná a disputas entre si, longe do sonho de reinar em primeiro lugar nos próprios limites. Fora de capital e cercanias, pouca penetração – bairrismo não existe quando o assunto é futebol.

Entre os paranaenses, a vitória é rubro-negra. O Furacão vence o duelo com o Coritiba nos números gerais, em Curitiba e na região metropolitana. O Paraná é o terceiro na capital.

O trio despenca na preferência à medida que se afasta das suas sedes – o interior se rende aos "forasteiros" paulistas, gaúchos e cariocas, com apreciação respeitável em todos os municípios.

Há ainda núcleos consagrados de predileção, como a que a dupla Gre-nal encontra na Região Sudoeste. Em Pato Branco, por exemplo, o carinho local por Alexandre Pato (nascido na cidade) formou até um consulado colorado, clube que revelou o atacante.

Outra peculiaridade da pesquisa mostra que o Flamengo, líder isolado com a maior torcida do país, com 17% de simpatizantes (segundo dados de janeiro do Datafolha) não desfruta da mesma devoção por aqui. O time do Rio é apenas 6º colocado com 6,2%. São Mateus do Sul, União da Vitória, Paranaguá e Rio Negro são as únicas cidades que têm maioria flamenguista.

A Gazeta do Povo apresenta esses e outros dados exclusivos e decifra nesta edição o maior mapeamento da paixão paranaense.

Qual a sua opinião sobre o tamanho da torcida dos clubes de fora do Paraná? Deixe seu comentário no formulário abaixo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]