• Carregando...
 | Rodger Bosch / AFP
| Foto: Rodger Bosch / AFP

O barco sueco Ericsson 4, comandado pelo velejador brasileiro Torben Grael, foi o vencedor da primeira etapa da disputa da volta ao mundo, a Volvo Ocean Race. A equipe completou neste domingo o trajeto de 6.500 milhas náuticas (12.045 quilômetros) até a Cidade do Cabo, na África do Sul, em 21 dias, 17 minutos e 54 segundos.

A embarcação comandada pelo brasileiro liderou a disputa durante boa parte da primeira etapa, ainda que tenha sido desfalcada de um membro da equipe por problemas de saúde. "Fizemos uma viagem maravilhosa, com um tempo muito ruim por alguns dias, mas com muita velocidade", declarou Grael ao fim da etapa. "Estou muito feliz com tudo que conquistamos".

Tony Mutter, um dos responsáveis pelo trabalho com as velas e que também se revezava como timoneiro, teve de abandonar o barco durante a competição, por causa de uma infecção no joelho. "Foi um pouco mais difícil com um homem a menos, todos tivemos que trabalhar mais ainda para compensar a ausência do Tony. Mas todos deram seu melhor e estamos aqui", festejou o comandante, lembrando que a prova foi muito equilibrada. "Tivemos o Puma (barco dos Estados Unidos, que está em segundo lugar) no nosso campo de visão durante 70% da prova. Estou muito contente por termos chegado na frente deles no portal de pontuação e aqui na chegada."

Na edição passada da Volvo, Torben Grael comandou o Brasil 1, barco construído no Brasil que conquistou o terceiro lugar na competição.

Oito equipes disputam a regata ao redor do mundo, considerada uma das provas mais tradicionais da vela. São 10 etapas, somando 68.500 km, que serão encerradas na cidade de São Petersburgo, na Rússia, em junho de 2009. Após a chegada na Cidade do Cabo, os velejadores seguirão até Cochin, na Índia, na etapa seguinte, a partir do dia 15 de novembro.

Com a vitória, o Ericsson 4 lidera a competição com 14 pontos, um à frente do barco Puma, que ainda não havia concluído a etapa às 14h30 (de Brasília) deste domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]