• Carregando...
Neymar festeja enrolado na bandeira do Brasil: artilheiro e melhor jogador do torneio, ele viu Lucas brilhar contra o Uruguai | Mariana Bazo/Reuters
Neymar festeja enrolado na bandeira do Brasil: artilheiro e melhor jogador do torneio, ele viu Lucas brilhar contra o Uruguai| Foto: Mariana Bazo/Reuters

Um arsenal de dribles em velocidade, três gols e uma assistência perfeita. O dono desse retrospecto na última partida do Brasil no hexagonal decisivo do Sul-Americano Sub-20 poderia facilmente ser Neymar. Afinal, o craque do Santos foi o artilheiro da competição com nove gols – é o brasileiro que mais balançou as redes na história do torneio – e acabou eleito o melhor jogador da disputa. Mas o brilho do camisa 7 da equipe de Ney Franco foi ofuscado pelo de Lucas, o 10. "Foi a melhor partida da minha vida", emocionou-se o são-paulino, após o apito final da goleada por 6 a 0 sobre o Uruguai.

Com o impressionante resultado ob­­tido na madrugada de ontem em Arequipa, a seleção brasileira garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ao la­­do da massacrada vice-campeã, a Celeste. Ambas as equipes confirma­­ram ainda a participação no Mun­­dial da categoria, que será em julho na Colômbia – Argentina (3.ª co­­locada no Sul-Americano) e Equador (4.º) também se classificaram.

Quando entrou em campo, o Brasil sabia que só perderia a vaga para a Olimpíada se fosse goleado por 5 a 0 pelos rivais – nesse caso, quem entraria seria a Argentina. Mas em momento algum os então líderes do hexagonal ameaçaram surpreender. "Fomos senhores da partida o tempo todo. Não tivemos nenhum gol por acaso, só gols bonitos e construídos pela qualidade técnica dos jogadores. Saio satisfeito. Essa partida serve de exemplo para toda a categoria de base do Brasil", resumiu o técnico Ney Franco, que agora só quer saber de curtir alguns dias de férias. "Saí de um projeto difícil com o Coritiba, em que levamos o time de volta à Primeira Divisão, e já emendei com esse desafio. Foram quase 60 dias de trabalho, concentração, longe da família. Agora, quero descansar", falou o treinador ao canal SporTV.

Além dos três gols de Lucas, os campeões ainda contaram com dois de Neymar e um do lateral-direito Danilo para dar início à festa no Peru. "Ainda é o começo dessa geração. Tomara que muitos de nós estejam em Londres", falou o santista, artilheiro do torneio. A equipe olímpica, porém, terá outro comandante: Mano Menezes, que parabenizou a turma via Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]