A pouco mais de um ano do início dos Jogos Olímpicos de 2020, o novo Estádio Nacional de Tóquio está 90% concluído. E os organizadores disseram que estão planejando a realização de eventos em dezembro para inaugurar a arena, projetada pelo arquiteto japonês Kengo Kuma.

Nesta quarta-feira, a imprensa realizou uma visita ao estádio, que tem o seu valor de construção estimado em US$ 1,25 bilhão (aproximadamente R$ 4,82 bilhões). Ele está localizado no centro de Tóquio e será palco da cerimônia de abertura da Olimpíada em 24 de julho de 2020. Também vai receber competições de atletismo e futebol, além da cerimônia de encerramento.

Os organizadores disseram que cerca de 45 mil dos 60 mil assentos permanentes foram instalados, e o gramado deverá ser plantado até o fim do mês. Já a pista de atletismo será instalada em agosto e setembro.

Incluindo o estádio, Tóquio está construindo oito instalações para a Olimpíada. Os outros 35 locais para os Jogos são definidos como "temporários" ou se tratam de estruturas existentes que vão ser utilizadas a partir de algumas reformas, o que permitiu, de acordo com os organizadores da Olimpíada a economia de bilhões. A outra peça central para os Jogos será a Vila Olímpica para mais de 10 mil atletas e que está sendo construída na beira da Baía de Tóquio.