• Carregando...
Negueba, ex-Flamengo, é 
um dos reforços do Coritiba para a temporada 2015 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Negueba, ex-Flamengo, é um dos reforços do Coritiba para a temporada 2015| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O calendário do futebol nacional em 2015 obriga o Coritiba a trabalhar a pré-temporada sem margem de erro.

O clube, que iniciou a preparação na semana passada, não terá tempo para uma eventual correção de rota no meio do ano, como aconteceu nas duas últimas temporadas. Por isso, a intensidade e qualidade dos treinos até a estreia no Paranaense, no dia 31 de janeiro, contra o Maringá, fora de casa, será fundamental para determinar até onde o time pode chegar.

No ano passado, por exemplo, a Copa do Mundo interrompeu o Brasileiro por um mês. O mesmo aconteceu em 2013, durante a Copa das Confederações, fato que não vai se repetir neste ano. O Nacional ocorrerá simultaneamente com a disputa da Copa América.

Se a pré-temporada realizada em Curitiba e Atibaia (SP) precisará ser mais detalhista do que nunca, pelo menos seu tempo é um pouco maior do que o habitual. Serão 12 dias a mais do que em 2014, quando o Coxa estreou no Estadual em 19 de janeiro.

"Foi positivo que postergaram o início dos Estaduais para fevereiro, mas o ainda assim o tempo é curto. Teremos 23 dias para a estreia do Paranaense. Na Europa, a média é de 45 dias, quase o dobro", comenta o coordenador de preparação física do Coritiba, Glydiston Ananias.

Divida em duas partes, a preparação coxa-branca tem uma novidade neste ano. Tanto na primeira fase, cujo ênfase é no condicionamento físico dos atletas, quanto na segunda, quando o foco estará nas questões táticas e técnicas, os jogadores fazem trabalhos com bola.

"Muitas vezes temos que antecipar algumas etapas para que os atletas se adaptem o mais rápido possível. Estamos usando uma metodologia de treinamento integrada", fecha Glydiston.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]